A requalificação da secretaria da Junta de Casal Comba, no concelho da Mealhada, foi apresentada, publicamente, a 14 de setembro, precisamente no Dia da Freguesia, 508 anos depois de lhe ter sido atribuída a Carta Foral Manuelino. Na ocasião foi também lançada a primeira edição do boletim informativo da referida Autarquia.
A obra, apoiada financeiramente pela Câmara da Mealhada, e que já vinha do mandato anterior, prendeu-se com a requalificação de uma parte do edifício, correção e remodelação de alguns defeitos que foram sendo encontrados na estrutura. «Não tínhamos sala de espera, o que implicava as pessoas ficarem na rua, quando cá estivesse alguém dentro; os móveis estavam ultrapassados; e as instalações sanitárias não tinham acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Arranjamos também uma zona exterior e colocámos ar condicionado e portas novas no Salão Nobre», descreveu, ao «Bairrada Informação», Nuno Veiga, presidente da Junta de Casal Comba, garantindo que agora conseguem «disponibilizar melhores condições aos munícipes», uma Junta que atende cerca de duas dezenas de pessoas diariamente.
Com os olhos postos no futuro, o autarca adiantou ainda, ao nosso jornal, que uma próxima intervenção estará ligada à eficiência energética com a remodelação do telhado. «Temos também a intenção de digitalizar os documentos do nosso espólio, para o preservar, entregando todo o material físico ao Arquivo Municipal», adianta ainda Nuno Veiga.
O Dia da Freguesia, 14 de setembro, ficou também marcado pela apresentação do boletim informativo trimestral. «Há mais vida para além das redes sociais e, por isso, queremos colocar estes boletins em locais chave, como cafés e lojas, e, mais tarde, quem sabe através dos correios», referiu o presidente da Junta, explicando que «são poucas as pessoas que vêm às assembleias. Por vezes não sabem verdadeiramente o que vamos fazendo».
Para António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, o espaço está «muito mais apelativo e aconchegante». «É um investimento para a freguesia e para o concelho», enfatizou o edil, agradecendo «a quem todos os dias serve a comunidade».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografias de José Moura e Mónica Lopes