Quarenta e quatro anos depois, o ciclismo voltou ao concelho da Mealhada, município que acolheu a partida da quinta etapa, que ligou Mealhada a Miranda do Corvo, da 83.ª edição da Volta a Portugal e que ocorreu na manhã de hoje, 10 de agosto.

A partida da 5.ª etapa da 83.ª Volta a Portugal na Mealhada, junto ao Parque da Cidade da Mealhada, aconteceu num ambiente de festa desportiva, onde não faltaram as “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão” e os ritmos do samba do Carnaval da Bairrada.

Na ocasião, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, destacou a importância de incluir a Mealhada na Volta a Portugal após 44 anos de ausência. “É um evento que tem impactos positivos a diversos níveis, do social ao económico, mas também no turístico. Acreditamos que a inclusão da Mealhada na Volta traz frutos imediatos, mas também a longo prazo”, realçou o autarca.

“É um dia especial para nós, para a Mealhada e para os dezanove municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, disse ainda o edil, enfatizando que “este tipo de eventos dinamizam a economia e mostram o melhor da região”.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, congratulou “o acolhimento” obtido na Mealhada. “Será uma etapa única e bem-disposta. Vamos, de certeza, ter muito público e um bom espetáculo”, enalteceu.

O percurso de hoje, numa extensão de 165,7 quilómetros, incluiu algumas das artérias mais representativas da cidade da Mealhada, seguindo, depois, em direção à maioria das freguesias do concelho mealhadense, rumo ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

Na reunião do executivo municipal, que se realizou no passado dia 25 de julho, António Jorge Franco afirmou que “o investimento do Município para que a partida se realizasse no concelho era de vinte mil euros mais IVA”. “Não é um valor baixo, mas achamos que é um bom investimento termos conseguido esta partida aqui”, disse, adiantando que as comitivas pernoitam no concelho de 8 até 11 de agosto, uma vez que a etapa de amanhã tem partida em Águeda.

Também Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, enfatizou tratar-se de uma iniciativa “de promoção e dinamização da economia”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias captadas na vila de Luso por José Moura