Depois de dois anos a decorrer online, a 19.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho, na cidade de Anadia, abre hoje, quarta-feira, 22 de junho, as portas ao público para cinco dias de animação. O evento que, este ano, se realiza no âmbito do Festival Anadia de Paixões, uma iniciativa que tem a sua primeira edição em 2022, inaugura oficialmente às 18h00 pelas «mãos» do secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho. O certame conta com uma reestruturação, depois de, nos últimos anos (antes da pandemia), ter sido feita, por parte da organização, uma recolha da opinião de visitantes e dos expositores.

Vale Santo, em Anadia, transforma-se hoje no epicentro da animação na região com Xutos & Pontapés a abrir, esta noite, o cartaz do palco principal. Amanhã, quinta-feira, dia 23 de junho, será a vez de António Zambujo; na sexta-feira, Diogo Piçarra e Bispo; e sábado, 25 de junho, Tony Carreira subirá ao palco da Feira da Vinha e do Vinho. Os concertos começam às 22h00 e, todas as noites, existirá um after-hours com «disc-jockeys»: The Boatman no primeiro dia; Christian M a 23 de junho; Rafael Barandas + Pedro Moniz na madrugada de sábado; e M Louiz, Tiede e André Cardoso pela noite dentro de domingo.

A tarde do último dia está reservada aos mais novos, com as atuações de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings a partir das 16h00. A noite será animada com o desfile das Marchas Populares a partir das 21h30.

«Este ano procedemos a uma reestruturação da Feira em que o recinto estará diferente, o que será uma surpresa até ao dia da abertura. Esta iniciativa provém das preocupações e opiniões manifestadas nas últimas edições por visitantes e expositores», referiu Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia, que levanta um pouquinho do véu para desvendar que no local existirão dois restaurantes, a habitual representação dos produtores vitivinícolas, uma zona de tasquinhas «mais ampla e com grande dignidade» e que o Palco 2, das coletividades e associações, mudará de local. «A procura de empresas para estar nesta festa foi enorme», congratula o autarca.

À semelhança das edições anteriores, as associações culturais do concelho irão também animar o certame. Tuna da Universidade Sénior da Curia (dia 22); Orquestra Desigual da Bairrada (23); Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro, Grupo Folclórico da Pedralva, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro (24); Escola de Música do Club de Ancas, InCantus – Tocares e Cantares de Avelãs de Cima (25); e ADABEM Art’z Dance convida Escola de Dança do Club de Ancas (26) irão passar diariamente pelo Palco Sentir Anadia, das 21h00 às 22h00.

Para Jorge Sampaio, «as expectativas são grandes»: «Será uma feira, grande e fantástica, que representa o regressar da normalidade e o sítio de reencontro de muitas pessoas. Teremos muita animação e cor e isso começa logo pelo programa fantástico que apresentamos».

Os ingressos encontram-se à venda, podendo ser adquiridos no edifício da Câmara Municipal de Anadia, Posto de Turismo da Curia, Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, Biblioteca Municipal de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Museu do Vinho Bairrada e no Espaço Bairrada da Curia.

O preço do bilhete diário é de três euros, com exceção do último dia, em que a entrada é gratuita. Existe ainda o bilhete geral, com um custo de dez euros. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%, tanto no bilhete geral, como no diário.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados