A gerência da Escola de Condução da Mealhada, detentora também da Escola de Condução Via S em Anadia, organiza no próximo domingo, 5 de junho, o segundo passeio motorizado que percorrerá todo o concelho da Mealhada e algumas vias do município de Anadia.

A primeira edição do evento aconteceu em 2019 e, depois de travado pela pandemia por covid-19, regressa agora com cinquenta e oito motas, o que representa mais de oito dezenas de pessoas, entre alunos e ex-alunos.

O encontro está marcado em frente à escola, na cidade da Mealhada, às 9 horas, e culmina com um almoço no Roda Moinas, na localidade do Carqueijo, freguesia de Casal Comba.

Para Mónica Carlos, administrativa da escola, esta «é uma forma de convívio e de regresso à normalidade», recordando «os sete meses em que as duas escolas estiveram totalmente paradas». «Foi um período muito mau, em que a lei nos obrigou a ter a porta fechada. Dias difíceis, sem inscrições e sem novos alunos», enfatizou.

 

“Sabias que podes praticar com os teus pais o que aprendes nas aulas de condução?”

Agora, de volta à normalidade na procura do serviço por parte dos alunos, a Escola de Condução da Mealhada e a Via S em Anadia, ao abrigo do Artigo n.° 9 da Portaria 185/2015 e do Artigo n.° 7 da Lei 14/2014, divulga a «condução acompanhada por um tutor», que permite, por exemplo, que os pais possam também ser instrutores dos seus filhos. O grupo tem já dois alunos a usufruir da aprendizagem nesta modalidade.

Segundo a lei, «a prática de condução acompanhada por tutor só pode iniciar-se após terem sido ministradas pela escola de condução ao candidato a condutor, pelo menos, doze horas de formação prática e duzentos e cinquenta quilómetros percorridos, em ambiente real de trânsito».

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de Ana Rodrigues