O Centro Qualifica da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, está a promover uma formação em “Português – Língua de Acolhimento”, pós-laboral e presencial, a começar a partir desta quarta-feira, dia 11 de maio. As inscrições encontram-se abertas na secretaria da Escola Profissional Vasconcelos Lebre (EPVL) ou através do sitio na internet https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQnBxunybIvwbgGb3ip4eGBMIwZ3WVcW0tqk_-g9TZrAqYiw/viewform?fbzx=8309188684977196057.
“Em consequência da situação de guerra na Ucrânia, Portugal acolhe refugiados, sendo neste momento a segunda maior comunidade a residir em Portugal, depois da comunidade brasileira. Sentimos desta forma que é necessário dotar as pessoas de competências socioculturais que permitam a sua plena integração”, lê-se num comunicado de imprensa da EPVL, que acrescenta que “o curso do Português Língua de Acolhimento pretende dar ferramentas básicas aos migrantes, adultos de várias nacionalidades, ensinando-lhes português nível A1+A2, com vista ajudá-los nas várias situações do seu quotidiano sendo por isso fundamental no seu processo de integração na sociedade portuguesa”.
O curso é de 150 horas e tem como destinatários os migrantes residentes não só no concelho da Mealhada, mas também nos concelhos limítrofes, com idades superiores a 18 anos.
Os interessados em obter mais informações podem também contactar o número de telefone 231 209 920 e/ou o correio eletrónico epmealhada@centroqualifica.gov.pt.