Joana Sá Pereira foi reeleita presidente da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista para o seu último mandato, com a Moção Global de Estratégia “Avançar pela nossa Geração”, a única apresentada ao XXI Congresso da estrutura distrital da JS, que decorreu no passado dia 12 de março, em Estarreja, e que foi aprovada por unanimidade dos delegados.

Ana Rita Pereira, de São João da Madeira, Secretária Nacional da JS e vogal da direção do Conselho Nacional de Juventude, foi reeleita presidente da mesa da Comissão Política Federativa, e Beatriz Franco, de Aveiro, estudante da Faculdade de Direito de Lisboa, foi igualmente reeleita Presidente da Comissão de Jurisdição da Federação.

Na sessão de encerramento do Congresso, que contou com a participação de Jorge Sequeira, presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS, entre outros responsáveis políticos socialistas, e de Miguel Matos, secretário-geral da JS, Joana Sá Pereira apontou a refundação do contrato social com os jovens, a defesa do Estado Social, a habitação para todos, o investimento numa rede de transportes públicos em todos os concelhos do distrito como prioridades da organização jovem socialista para o novo mandato.

“Os tempos difíceis que temos enfrentado nos últimos dois anos constituíram e constituem ainda um enorme desafio para o nosso país, mas também para a nossa organização. É nos momentos de maior incerteza na nossa vida que devemos esperar das organizações políticas respostas concretas e ações imediatas. Estamos a reaprender a sair da segunda crise que a nossa geração atravessou. Precisamos de uma verdadeira refundação do contrato social com os jovens. E para este compromisso ninguém pode ficar de fora. Trata-se de dar esperança e dar futuro a uma geração, que se habituou a ficar em casa dos pais até aos 40, que se habitou a saltar de precariedade em precariedade e que se habitou a adiar o sonho de constituir família. É para estes que temos a obrigação de falar, se queremos que continuem a acreditar na nossa capacidade transformadora. E temos hoje a oportunidade histórica de o fazer, com a enorme confiança que o PS cimentou junto dos portugueses nas últimas eleições legislativas” salientou a presidente reeleita.

Joana Sá Pereira tem 28 anos, reside no concelho da Mealhada e foi reeleita, no passado mês de janeiro, deputada à Assembleia da República. É Mestre em Ciências Jurídico-Forenses pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e licenciada em Direito pela mesma Faculdade. No associativismo estudantil, Joana Sá Pereira integrou a Direção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra e foi representante dos estudantes na Assembleia de Faculdade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

“É para os mais jovens que a JS deve concentrar o nosso esforço cívico se não queremos perder esta geração para plataformas que estimulam o individualismo e a competição como princípios de vida. É para eles que temos obrigação de demonstrar, a diferença que faz um Estado Social, suportado pela comunidade de pessoas, forte e robusto, para combater desigualdades e pobrezas estruturais. É para eles que temos obrigação de demonstrar porque é que o problema do outro, tem que ser um problema de todos. Quando a direita nos acena com a necessidade de redução de investimento na Saúde, na Educação ou na Segurança Social, o que nos está verdadeiramente a dizer é que na nossa sociedade cada um deve caminhar por si, competindo com o outro, para ver quem consegue lá chegar. Mas nós não permitiremos que destruam, como fizeram no passado, a nossa maior conquista social”, frisou Joana Sá Pereira no seu discurso de tomada de posse.

Na primeira reunião da Comissão Política do mandato será eleito o Secretariado Federativo, o órgão executivo da Distrital de Aveiro da JS, concluindo-se assim a renovação dos órgãos para o mandato 2022-2023.