Realizou-se de 18 a 20 de fevereiro, nos courts de pó de tijolo do Complexo de Ténis de Espinho, a primeira etapa do circuito de veteranos do clube local, prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis de nível B, com a participação de noventa e um jogadores, divididos pelos escalões + 35, + 45, + 55 anos masculinos, e também +25, e + 45 anos femininos.

Este foi primeiro torneio de veteranos organizado pelo clube espinhense no corrente ano, sendo também o primeiro torneio de nível B na região de Aveiro. Com uma forte participação dos jogadores nacionais em particular da zona centro e norte, e também a presença de jogadores Espanhóis.

Atendendo que as condições atmosféricas impediram a utilização em todos os courts exteriores de pó de tijolo durante o fim de semana, o torneio só foi concluído na passada segunda-feira, numa sessão noturna, com a realização da final do escalão de + 55 anos, tendo o sangalhense Fernando Gonçalves, cabeça de série n.º1 e número quatro do ranking nacional, rubricado mais uma excelente vitoria frente ao Portista Manuel Gomes, cabeça de série n.º 4 e número vinte cinco do mesmo ranking, em duas partidas com os parciais de 6-4 e 6-0.

Nas meias finais Fernando Gonçalves venceu o Penafidelense Rui Silva número vinte e oito do ranking, e recente vencedor do prize Money realizado no Clube Académico da Feira, em três equilibradas partidas, com os parciais de 7-5, 4-6 e 10-7 no super tie break, ao fim de mais de duas horas de jogo.

Na outra meia final Manuel Gomes venceu o Anadiense António Carrinho número doze do mesmo ranking, também em duas equilibradas partidas, com os parciais de 7-5, 5-7 e (10/3) no super tie break.

Nos escalões de +35 e + 45 femininos da competição as vitorias sorriram a duas jogadores do Clube de Ténis de Paços de Brandão. A Brandoense Patrícia Couto fez jus ao estatuto de primeira cabeça de série e líder do ranking nacional, com uma vitória expressiva na final, frente à Portista Raquel Themudo número quarenta e dois do ranking, com os parciais de 6-0 e 6-2.

Nas meias finais Patrícia Couto venceu a Portista Ana Pereira número quatro por 6-4 e 7-5, enquanto que na outra meia final Raquel Themudo venceu Ana Monteiro de Esmoriz, em duas partidas por 6-3 e 6-2.

No escalão de + 45 anos, a Oliveirense Célia Sá, cabeça de série n.º 1 e número dezasseis deste ranking, venceu na final a Conimbricense Maria Conceição Vinha número trinta e quatro do ranking, por 2-6, e desistência.

Nas meias finais Célia Sá venceu a portista Raquel Antello número oitenta e dois do ranking, por 6-2 e 6-3. Na outra meia final Maria Conceição vinha venceu a valecambrense Deolinda Duarte cabeça de série nº3 e número dezoito do ranking, em três equilibradas partidas, com os parciais de 6-4, 2-6 e (11/9) no super tie break.

No escalão de + 35 anos, o Conimbricense José Gaspar cabeça de série nº 3, e número dezasseis do ranking nacional, venceu na final o Leiriense João Campos, cabeça de série nº 4 e número dezassete do ranking, em duas partidas com os parciais de 7-6 com (7/5) no tei break, e 6-4.

Nas meias finais, José Gaspar venceu o Espanhol David Vidal, por 6-1 e 6-4. Na outra meia final João Campos venceu Eduardo Pais de Esmoriz, por 6-1 e 6-3.

Os Portistas Frederico Fauvelet cabeça de série nº 1 e número três do ranking, e o também portista Valter Martins, cabeça de série nº 2 e número oito do ranking, dominaram o escalão de + 45 anos.

Na final a vitoria sorriu a Frederico Fauvelet, que venceu o seu congénere em duas partidas por 7-6 com (7/1) no tie break e 6-1.

Nas meias finais Frederico Fauvelet venceu o Espanhol Miguel Lapido número noventa e dois, por 6-0 e 6-1. Na outra meia final Valter Martins venceu o também Espanhol Juan Martinez número quarenta e seis do ranking, com um duplo 6-2.

 

Torneio Cidade de Aveiro no próximo fim-de-semana

Realiza-se de 4 a 6 de março nos courts de piso rápido do Clube de Ténis Aveiro, o “Torneio de Cidade de Aveiro”, prova oficial da FPT de nível B, para o grupo de veteranos, que será disputada pelos escalões de + 35, +45 masculinos e femininos.