Todos os eleitores recenseados no território nacional, se assim o pretenderem, poderão exercer o voto antecipado para as eleições Legislativas de 2022, no dia 23 de janeiro, numa mesa de voto antecipado em mobilidade que funcionará, no caso do concelho de Anadia, no edifício dos Paços do Município, das 8h00 às 19h00.
O voto antecipado em mobilidade foi alargado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado, constituída em cada município do continente e das Regiões Autónomas.
Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção na plataforma: www.votoantecipado.mai.gov.pt, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, de 16 a 20 de janeiro.
“Por outro lado, os eleitores que, por força da pandemia da doença COVID-19 estejam em confinamento obrigatório e por isso impedidos de se deslocarem às assembleias de voto, podem votar antecipadamente, desde que se encontrem recenseados no concelho da morada do local de confinamento ou em concelho limítrofe”, avança, em comunicado, o Município de Anadia, garantindo que para que isso seja possível, a intenção deve ser manifestada “à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna na presente plataforma de 20 a 23 de janeiro. A entrega e recolha dos boletins de votos decorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro.
De referir ainda que face à situação pandémica existente e, com o intuito de evitar grandes aglomerações de pessoas, foram feitos desdobramentos em todas assembleias de voto, com a criação de mais secções de voto.