1.º «Resolver o problema da “Esplanada” no Jardim Municipal», afiança António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, garantindo que nos primeiros dias de chegada ao Município foi dos processos que quis logo conhecer. «Estamos a falar de uma zona nobre e, por isso, não se pode ali fazer uma coisa qualquer. De qualquer forma, para nós, tem um carácter urgente», enfatiza.

Recordamos que a Esplanada, que se situava no centro da cidade da Mealhada com vista para os Paços do Município, foi demolida em março de 2017, no final do primeiro mandato liderado pelo socialista Rui Marqueiro.

 

2.º Outra grande prioridade é «a recuperação do edifício do Tribunal da Mealhada, que é municipal, e tem falta de condições de acessibilidade e de conforto». O edil pretende assim «eliminar» as atuais janelas podres e fachadas com entradas de humidade, «através de uma solução com conforto térmico». «Da mesma forma, queremos criar no espaço acessibilidades para que todas as pessoas possam ir à “Casa da Justiça” com total liberdade», afirma, garantindo que «está a ser feito um levantamento das principais necessidades».

«Intervir nestes espaços mais do que a estrutura e o edifício, é cumprir com funções essenciais, inerentes à nossa democracia: por um lado, responder ao cidadão, em termos de funcionalidade e de proximidade; por outro, ser uma referência da dignidade e do prestígio do Estado de Direito», defende António Jorge Franco.

 

3.º Também nas freguesias, o recém-eleito presidente prevê «criar espaços públicos, nomeadamente pracetas, em diversos locais, começando pelas sedes de cada uma das freguesias». «O espaço público é uma das nossas grandes bandeiras e estamos já a preparar alguns projectos para todo o concelho», referiu o autarca, sem desvendar para já o que se avizinha.