Parece estar por dias o impasse na eleição de vogais para a constituição do executivo na Junta de Freguesia de Barcouço. Apesar da assembleia para o efeito ainda não estar agendada, segundo o nosso jornal conseguiu apurar, João Duarte, presidente da Junta de Barcouço, terá a seu lado um eleito do Partido Socialista, tal como sugeriu nas últimas sessões, e um outro da coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada».
Numa publicação na rede social Facebook, o Movimento Independente Mais e Melhor escreve que, por iniciativa do movimento, “decorreu ontem, dia 5 de janeiro de 2022, uma reunião com os representantes das listas eleitas para a Assembleia de Freguesia de Barcouço”. “A reunião que tinha como objetivo ultrapassar, de uma vez por todas, o impasse na constituição do executivo da Junta de Freguesia de Barcouço foi produtiva e foi possível chegar a um acordo para a constituição do executivo da edilidade”, acrescenta ainda o “Mais e Melhor”, enfatizando que esta força política sempre quis “ser parte da solução e nunca o problema”.
Recordamos os nossos leitores, que a última sessão para tentativa de resolução do problema realizou-se no final do passado mês de novembro, ao fim de dois meses das eleições autárquicas. Nessa altura, João Duarte, presidente reeleito pelo Partido Socialista, tal como aconteceu em sessões anteriores, voltou a sugerir dois nomes das listas do PS – Jorge Melo e Rosa Baptista – que foram novamente rejeitados pelo órgão. Já o Movimento Independente «Mais e Melhor» e a coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada» (agregação do PSD, CDS, Iniciativa Liberal, Partido da Terra e Partido Popular Monárquico) defenderam um elemento de cada lista que foi a eleições, aceitando o PS apenas renunciar a um dos vogais do seu partido e não dos dois.
Depois de um mês em silêncio, e de uma visita de um canal de televisão, o problema parece agora estar por dias de se solucionar. Segundo o «Bairrada Informação» conseguiu apurar será José Trancho, da coligação do “Juntos pelo Concelho da Mealhada” a ocupar um dos lugares no executivo. Já a mesa da Assembleia de Freguesia será composta por elementos do “Mais e Melhor”.
Ao nosso jornal, o presidente da Junta de Freguesia de Barcouço é parco em palavras, manifestando-se, contudo, satisfeito “por se chegar a um consenso em prol da freguesia”, adiantando ainda que está para ser agendada uma assembleia para breve: “Antes de enviar convocatória, vou conversar com os restantes elementos da assembleia para que todos possam estar disponíveis no dia escolhido”.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia de Arquivo da última assembleia