O programa «Sit Flexi – Transporte a pedido» vai ser alargado, quer em número de rotas, quer em área geográfica. Além do destino Mealhada, foi criado também o destino Pampilhosa para facilitar o acesso à unidade de Saúde desta vila. Este programa permite aos munícipes a requisição de táxis a preços mais acessíveis. «Entramos no segundo projeto piloto aumentando o número de rotas para seis, uma vez que na primeira fase só quatro pessoas utilizaram este serviço», explicou, na ultima reunião do executivo, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, acrescentando que «o custo estimado para o Município é de dois mil euros» e que a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra «já assinou protocolo com seis taxistas do concelho da Mealhada».
«O “Sit Flexi – Transporte a pedido”, que esteve em modo de projeto piloto neste último semestre, vai ser alargado a seis rotas, servindo vinte e sete localidades do concelho da Mealhada, três dias por semana: segundas, quartas e sextas-feiras. Também os horários serão alargados, passando a existir dois horários de chegada ao destino – 8h30 e 14h00 – e dois de regresso – 12h30 e 18h00», lê-se num comunicado de imprensa da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que «através de uma chamada telefónica feita na véspera da viagem pretendia, os utilizadores podem requisitar o táxi para a sua deslocação à Mealhada ou à Pampilhosa, às segundas, quarta e sextas-feiras, podendo optar pelo período da manhã ou da tarde».
O munícipe paga um valor pela viagem mais baixo do que o custo real do trajeto, sendo o restante suportado pela Câmara Municipal da Mealhada e pela CIM da Região de Coimbra, através de um financiamento do Fundo Ambiental.
São seis as rotas disponíveis, tendo como destino a Mealhada ou a Pampilhosa.
«Julgamos que este aumento de rotas permitirá dar uma cobertura a todo o município. Ao acrescentarmos a Pampilhosa como destino acreditamos que daremos resposta a quem precisa, por exemplo, de se deslocar à Unidade de Saúde. E com o aumento dos dias e dos horários, será possível aferir a medida em que este serviço é necessário à população», afirmou, em comunicado, António Jorge Franco.
Já na sessão camarária, também Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada, explicou que «a baixa procura desta oferta, pode residir no facto de não haver divulgação suficiente sobre o serviço e de algumas áreas não estarem a ser abrangidas». A autarca referiu ainda que o segundo projeto piloto terá a duração de mais seis meses, para aferir «se tem ou não interesse a sua continuação».
A medida foi aprovada por unanimidade, no passado dia 27 de dezembro.
Número de telefone para reserva de viagem: 800 200 201
ROTAS
Rota 1 – Destino Mealhada / Pampilhosa
Carvalheiras, Louredo, Santa Cristina, Quinta do Valongo, Pego
Rota 2 – Destino Mealhada / Pampilhosa
Salgueiral, Monte Novo, Várzeas, Lameira de São Pedro, Lograssol, Vacariça
Rota 3 – Destino Mealhada
Grada, Quinta Branca, Ferraria, Pisão, Cavaleiros, Barcouço
Rota 4 – Destino Mealhada
Póvoa do Garção, Arinhos, Ventosa do Bairro, Antes
Rota 5 – Destino Mealhada
Silvã, Mala, Canedo
Rota 6 – Destino Pampilhosa
Carqueijo – Pampilhosa