O Centro de Vacinação de Anadia vai passar a funcionar, a partir da primeira semana de janeiro, no Pavilhão dos Desportos, localizado no Complexo Desportivo de Anadia. A novidade, há muito esperada por Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, foi dada pela a autarca na sessão da Assembleia Municipal, que se realizou na tarde de ontem, 27 de dezembro.

“Atendendo ao aumento do número de pessoas a vacinar, nomeadamente das crianças dos cinco aos onze anos, bem como da restante população que terá de receber as doses em falta, assim como a dose de reforço, e ao facto de o Centro de Saúde de Anadia não reunir as melhores condições, o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, Pedro Almeida, veio ao encontro da proposta que o Município de Anadia, desde a primeira hora, colocou à disposição das autoridades de saúde: o Pavilhão dos Desportos”, avança, em comunicado, a Autarquia de Anadia, que garante que “toda logística solicitada, já se encontra concluída para que, a partir daquela primeira semana de janeiro (em dia concreto ainda não comunicado à Câmara Municipal), o espaço possa ser utilizado, nos dias e horários a definir pelo ACES Baixo Vouga, de acordo com o programa de vacinação em curso”.

De recordar que os responsáveis do ACES Baixo Vouga indicaram, inicialmente, a Unidade de Saúde de São Lourenço do Bairro para Centro de Vacinação, o qual esteve em funcionamento até ao passado mês de outubro. Contudo, tendo em conta os problemas causados pela intempérie que assolou o concelho, na altura, o processo de vacinação foi transferido para o Centro de Saúde de Anadia.

“Nunca entendemos o porquê da escolha da Unidade de São Lourenço do Bairro, que era mau de inverno e era mau de verão. Demos sempre alternativas como a do Pavilhão e do Velódromo”, lamentou ontem Teresa Cardoso, explicando que já depois da passagem do centro de vacinação para o Centro de Saúde de Anadia foi notória a falta de condições também: “Muito menos iria ter agora com os pais a acompanharem os filhos”.

“Finalmente teremos as pessoas a serem vacinadas no Pavilhão dos Desportos que só não está já a funcionar porque estão a tratar de toda a linha informática. Sabemos, contudo, que já estão a ser agendadas vacinas para o local”, continuou ainda a edil, informando que foi pedido à Autarquia “que encontre um local de vacinação, quase permanente”, uma vez que não há data para que o processo de vacinação, de combate à pandemia por covid-19, termine. “Supostamente haverá reforço das equipas de vacinação também”, rematou.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados