Beatriz Poeira, de 14 anos, da Escola de Dança Arte e Corpo, em Coimbra, é a vencedora da primeira edição do “Portugal a Dançar” 2021 e irá agora apresentar a sua coreografia num dos congressos de dança promovidos pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A jovem apurou-se para a final numa etapa regional que se realizou na Mealhada. Patrícia Lima arrecadou o segundo lugar e os “The Big Ones” ficaram classificados na terceira posição.

A primeira edição do “Portugal a Dançar” iniciou em setembro de 2021, passou pela Mealhada de 17 a 19 de setembro e terminou na tarde do dia 12 de dezembro, onde se reuniram os vários apurados das diferentes localidades, no auditório do Centro Paroquial de São Mamede de Infesta.

“Uma final que conciliou não só os habituais estilos de dança como o hip-hop, ballet e contemporâneo, como trouxe uma mistura de estilos, desde a dança oriental até às danças tradicionais portuguesas. Aqui todos têm a sua oportunidade de brilhar”, lê-se num comunicado de imprensa da organização, que acrescenta que “os participantes oriundos de diversas partes do país, incluindo ilhas, trouxeram muita dança, ambição e boa energia, para disputar o primeiro lugar na final nacional”.

Recordamos os nossos leitores que esta é “uma competição inédita em Portugal, totalmente gratuita, aberta a todos os estilos de dança – solo, duo ou em grupo -, de todas as idades, e que tem como objetivo dar oportunidade a todos aqueles que aspiram uma carreira na área dança”.

A segunda edição do “Portugal a Dançar”, que se realizará em 2022, está já a começar a ser preparada e prevê contar com mais dez novas localidades de passagem, para além das que percorreu este ano.