O Centro Qualifica da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, comemorou, na última semana de novembro, o seu primeiro aniversário, promovendo uma Semana da Leitura que integrou um conjunto de atividades dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, com o objetivo de promover a leitura nas crianças, jovens e adultos.
A Semana da Leitura teve início assinalando o «Dia Internacional do Livro» com a distribuição de um marcador de livro a todos os alunos que frequentam os cursos profissionais na escola.
O jornalista Miguel Midões foi convidado a apresentar os seus livros – «Filigrana e os Descobrimentos da Saudade» e «Filigrana e o Consílio dos Gatos» – às crianças da sala dos cinco anos da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, que foram, assim, recebidas no auditório da EPVL com os valores da amizade, da saudade e do amor.
Seguiu-se «Um Chá com um Livro» dirigido aos adultos que se encontram a realizar processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no Centro Qualifica e ao público em geral. «Este foi, sem dúvida, um enriquecedor momento de partilha e de reflexão em torno da importância e benefícios dos hábitos de leitura para crianças, jovens e adultos, nomeadamente ao nível da promoção da saúde mental, dinamizado pela psicóloga e escritora Diana Gaspar», lê-se, num comunicado, da EPVL, que acrescenta que «a semana terminou com a participação da atriz e escritora Inês Duarte que apresentou o seu primeiro livro, “Uma história do Faroeste”, às alunas do curso profissional de Técnico/a de Ação Educativa, de forma inspiradora, com recurso a dedoches, partilhando atividades e experiências».
Os alunos do curso profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria contribuíram para adoçar todos estes momentos dedicados à Leitura com a confeção de bolachas e bolinhos que foram oferecidos aos participantes. Carlos Sousa, diretor da escola, salienta «a importância do Centro Qualifica no âmbito do projeto educativo da escola, pela sua importante missão na formação e qualificação, escolar e profissional, de jovens e adultos, mas também enquanto promotor de competências e relações no seio da comunidade escolar e da comunidade local».
Recorde-se que o Centro Qualifica disponibiliza, gratuitamente, apoio aos adultos que pretendem melhorar as suas qualificações e oferece a oportunidade de reconhecer, validar e certificar competências adquiridas através da aprendizagem ao longo da vida, ou seja, através da experiência pessoal, social e profissional. Desta forma, os adultos podem aumentar as suas qualificações escolares e/ou profissionais.