A Biblioteca de Cantanhede, a propósito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala hoje, dia 25 de novembro, lançou um repto a professores e alunos de duas turmas, o 6.º ano “A” e 9.º ano “C”, do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, na Tocha, para a realização de dissertação acerca desta importante temática.

Desta profunda reflexão resultaram considerações bastante relevantes, que serviram de mote para a elaboração de um poema e vídeo, posteriormente editado por técnicas da autarquia, servindo assim de alerta para o flagelo da violência contra as Mulheres, tema que infelizmente é cada vez mais comum na sociedade.

Recorde-se que o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro. Esta data, instituída pela Resolução 52/134, a 7 de fevereiro de 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o propósito de assinalar esta data e alertar as comunidades de todo o Mundo para o grave problema que é a violência, no caso específico, contra as Mulheres e que as atinge tanto em sua casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico.

A Biblioteca Municipal tem vindo a lançar projetos nas mais diferentes áreas educacionais, com o propósito de, em tempo de pandemia, (re)aproximar a comunidade escolar da biblioteca.