A Câmara de Anadia eliminou, até ao final do passado mês de outubro, 392 ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática, em vários locais do concelho. Comparativamente com o período homólogo do ano anterior, houve a desativação de mais cerca de cem ninhos (287 em 2020).

“Recorde-se que foi, em 2016, que começaram a ser detetados os primeiros ninhos de vespa asiática no município. Desde essa altura, até ao presente momento, foram eliminados mais de um milhar de ninhos pelos serviços municipais”, avança a Autarquia de Anadia, em comunicado, acrescentando que no concelho “a inativação de ninhos de vespa asiática é feita exclusivamente por uma equipa especializada da Câmara de Anadia. Após a intervenção de cada ninho é colocada uma fita para sinalização da ocorrência”.

Os avistamentos de ninhos de vespa asiática devem ser reportados aos serviços municipais, através do 231 510 730, em dias úteis e durante o horário de funcionamento da Câmara Municipal. Fora deste horário, deverão ser comunicados aos Bombeiros Voluntários de Anadia, à GNR ou às Juntas de Freguesia, ou em alternativa, no portal StopVespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“A população não deve mexer nos ninhos e, de forma alguma, tentar inativá-los por meios próprios”, alerta o Município no mesmo documento.