O Município da Mealhada aderiu à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorre de 20 a 28 de novembro de 2021, com iniciativas que visam sensibilizar a população para problemática dos resíduos. As atividades incluem a comunidade escolar, bem como ações nas diversas freguesias com toda a população.

Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) tem como tema central as “Comunidades circulares”, impulsionando a campanha “Let’s Clean Up Europe” (Vamos limpar a Europa) apelando a que as comunidades unam esforços para que, em conjunto, possam potenciar a redução de resíduos e promover atividades circulares.

No Município da Mealhada, foi delineada a campanha “Concelho da Mealhada Mais Limpo – Comunidades Circulares” que prevê ações de limpeza nos recintos escolares e nas zonas envolventes, sensibilizando alunos, professores e toda a comunidades educativa para esta questão dos resíduos.

Na manhã de sábado (27 de novembro) esta campanha de sensibilização é alargada a todas as freguesias, desafiando a população a participar numa operação de limpeza na sua localidade. As operações decorrem das 9h30m às 12h30m, na Pampilhosa, em Barcouço, Casal Comba, Luso, Vacariça e União de Freguesias Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

As inscrições têm de ser formalizadas até 24 horas antes da atividade e processam-se da seguinte forma através de um formulário eletrónico em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd21hvm7i27vazLq2slRPyQhlMtctrN_3VI8gyCkx5WSvuzkQ/viewform; na Junta de Freguesia, onde será dado apoio na inscrição através do formulário eletrónico; ou no Centro de Interpretação Ambiental de Mealhada, onde será dado apoio na inscrição através do formulário eletrónico.

No dia da iniciativa, os participantes devem levar luvas reutilizáveis, um lanche ecológico, uma garrafa de água reutilizável ou cantil e sacos reutilizáveis velhos para colocar os resíduos

“Ao implementarmos ações de limpeza estamos a contribuir para resolver o problema do lixo, mas estamos sobretudo a aumentar a consciencialização sobre a quantidade de resíduos produzida e a sensibilizar a população para a importância da prevenção e redução dos mesmos, o que é absolutamente essencial nas nossas sociedades”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.