Pedro Batalha tem 27 anos, é natural de Luso e enfermeiro de profissão no Reino Unido há cinco anos. A paixão pela música sempre «bailou», desde tenra idade, na sua vida e, por isso, não é de estranhar que, aos 17 anos, tenha começado a integrar bandas de música. Agora, volvidos dez anos, a pandemia não foi razão para travar este jovem do concelho da Mealhada, que lançou o seu primeiro single em 2020 e repetiu a proeza, no passado mês de julho, com a apresentação da segunda música.

«Desde pequeno sempre gostei muito de cantar e em adolescente comecei a integrar bandas designadas de baile. Em 2018, entrei numa banda maior e tive que conciliar a enfermagem com a música», começou por dizer, ao nosso jornal, Pedro Batalha, explicando que como exerce «enfermagem de urgência», consegue ter flexibilidade de turnos, para depois «passar alguns períodos em Portugal» e assim dedicar-se à música.

Com o surgimento da pandemia por covid-19, em que o seu público se concentrou nos utentes do hospital onde trabalha, o jovem lusense decidiu lutar «pelo sonho» que sempre teve: «o de gravar a sua própria música com ritmos latinos». Foi assim que surgiu, em agosto de 2020, «Enamorado de ti», da autoria e produção de Marco Rafeiro, da Lalala Records, tendo o videoclipe sido gravado na Costa Nova. Estava dado o estímulo para o aparecimento de «Dime», voltando o videoclipe a ser gravado na região, concretamente em Vagos, e cuja apresentação aconteceu em julho deste ano.

«Nesta segunda música tive a ajuda do Marco, mas também já produzi grande parte da letra», afirma Pedro Batalha, garantindo que o «segundo videoclipe foi muito mais pensado e trabalhado que o primeiro». «Se no primeiro videoclipe contei com o apoio fundamental de quatro amigos, neste tive a colaboração de onze bailarinas, contactos estabelecidos através da Lúcia Covas, da escola de samba Amigos da Tijuca. Acho que no espaço de um ano se nota uma grande evolução no trabalho», continua o jovem músico.

«Dime» conta com a participação das bailarinas Jéssica Fidalgo, Gaby Duarte, Barbara Duarte, Márcia Rafaela, Inês Rafaela, Gina, Bruna Alegre, Joana Pereira, Bianca Santos, Soraia Baptista e Eva Costa. O figurino ficou a cargo da marca «Covas Concept» e a coreografia realizada pela também mealhadense Bárbara Duarte. Já os ensaios aconteceram no GDM Studio, ginásio situado no Estádio Municipal da Mealhada. O videoclipe contou também com a participação especial de Joana Fernandes, conhecida do público pela sua participação num programa de entretenimento de um canal televisivo.

Agora, Pedro Batalha quer dar o salto das plataformas digitais e começar a ser chamado para realizar atuações. «Quero dar concertos, não me interessa o local, o que me importa é mostrar a nossa música ao público», enalteceu o jovem que, no passado sábado, apresentou, pela primeira vez em televisão, os seus dois solos. «Agora quero dar o salto, elevar a fasquia, compor a terceira música e outra e mais outra. Espero que ao fim de oito, nove músicas, possa dar um concerto e que destes frutos todos, se faça uma grande colheita», confessa Pedro Batalha que, para já, vai utilizando as redes sociais para mostrar a evolução do sonho «pelo qual luta desde tenra idade».

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados