As cólicas abdominais do primeiro trimestre no bebé são comuns, temporárias e transitórias. No entanto, os pais ficam preocupados com o desconforto e o choro constante que o recém-nascido manifesta.
Eis a partilha de uma estratégia para que os pais possam aliviar as cólicas: a massagem de Shantala.
O QUE É A MASSAGEM SHANTALA?
A Shantala é uma técnica de massagem terapêutica que pode ser realizada em crianças desde o 1º mês de vida até ao 3º ano de idade, trazendo benefícios à mãe e ao bebé.
Esta técnica deve ser executada pela mãe, pai ou familiar próximo da criança, utilizando o toque terapêutico, priorizando a utilização de óleos vegetais (por exemplo: óleo de amêndoas doces). É aconselhado executar esta massagem depois do banho da criança e deve ter uma duração média de 20-30 min para não provocar perda de calor em demasia, na criança.
A massagem ao recém-nascido não deve ser realizada no momento da ocorrência de cólicas (funcionando somente como estratégia de prevenção), ou noutras situações de mal-estar (a criança estar doente, febril, com sono ou com fome).
QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ?
- Previne cólicas;
- Promove a qualidade respiratória, circulatória, óssea e imunitária;
- Fortalece a vinculação mãe/pai-filho/a;
- Melhora a qualidade de sono da criança;
- Potencia o desenvolvimento e agiliza a coordenação motora da criança;
- Reduz a quantidade de Cortisol (hormona do Stress);
Facilita a absorção alimentar.
Referência bibliográfica: Branquinho, K., Alves, R.A., & Celina, M. (n.d.). SHANTALA: O BENEFÍCIO DA MASSAGEM INFANTIL; GOMES, Elisângela Aniceto 1.
Costa, Rafael (1); Teixeira, Bruno (1); Cruz, Fátima (2)
(1)Estudantes do 6.º Semestre de Licenciatura da ESEnfC; ( (2) Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da USF Caminhos do Cértoma/ACE’s Baixo Mondego