As cólicas abdominais do primeiro trimestre no bebé são comuns, temporárias e transitórias. No entanto, os pais ficam preocupados com o desconforto e o choro constante que o recém-nascido manifesta. 

Eis a partilha de uma estratégia para que os pais possam aliviar as cólicas: a massagem de Shantala.

 

O QUE É A MASSAGEM SHANTALA?

A Shantala é uma técnica de massagem terapêutica que pode ser realizada em crianças desde o 1º mês de vida até ao 3º ano de idade, trazendo benefícios à mãe e ao bebé.

Esta técnica deve ser executada pela mãe, pai ou familiar próximo da criança, utilizando o toque terapêutico, priorizando a utilização de óleos vegetais (por exemplo: óleo de amêndoas doces). É aconselhado executar esta massagem depois do banho da criança e deve ter uma duração média de 20-30 min para não provocar perda de calor em demasia, na criança.

A massagem ao recém-nascido não deve ser realizada no momento da ocorrência de cólicas (funcionando somente como estratégia de prevenção), ou noutras situações de mal-estar (a criança estar doente, febril, com sono ou com fome).

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ?

  • Previne cólicas;
  • Promove a qualidade respiratória, circulatória, óssea e imunitária;
  • Fortalece a vinculação mãe/pai-filho/a;
  • Melhora a qualidade de sono da criança;
  • Potencia o desenvolvimento e agiliza a coordenação motora da criança;
  • Reduz a quantidade de Cortisol (hormona do Stress);

Facilita a absorção alimentar.

 

Referência bibliográfica: Branquinho, K., Alves, R.A., & Celina, M. (n.d.). SHANTALA: O BENEFÍCIO DA MASSAGEM INFANTIL; GOMES, Elisângela Aniceto 1.

 

Costa, Rafael (1); Teixeira, Bruno (1); Cruz, Fátima (2)

(1)Estudantes do 6.º Semestre de Licenciatura da ESEnfC; ( (2) Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da USF Caminhos do Cértoma/ACE’s Baixo Mondego