Cada vez mais portugueses optam por ir além da escolha óbvia, escolhendo construir uma casa de madeira para residir de forma permanente ou para servir como habitação de férias. Quem opta por uma casa de madeira está informado sobre as várias vantagens associadas a este tipo de habitações e tomou a decisão de optar por uma casa mais saudável e sustentável.
Porém, muitas outras pessoas podiam seguir o mesmo caminho e apenas não o fazem devido a alguns mitos e informações incorretas sobre as casas de madeira. Se também gostava de ter uma casa mais acessível e ecológica, mas tem algum receio de optar por uma casa de madeira, acompanhe-nos nas próximas linhas, onde iremos desconstruir os principais mitos que existem sobre este tipo de construção.
Processo construtivo lento e caro
“Até gostava de ter uma casa de madeira, mas disseram-me que demora muito tempo a construir.”
Este é um dos principais mitos que existem sobre as casas de madeira. Porém, não podia estar mais errado. É importante realçar que existem muitos tipos de casa de madeira e é claro, que quem optar por construir algo de raiz, por conta própria e sem qualquer experiência na área, irá necessitar de muito tempo e terá que enfrentar muitas dificuldades.
Porém, é sempre possível optar por uma casa de madeira pré fabricada, onde mesmo quando se opta por personalizar o projeto base é possível ter a habitação construída e montada no terreno em cerca de 4 meses. Este é um prazo de tempo incrivelmente inferior ao tempo necessário para construir uma casa em alvenaria.
A ideia de que as casas de madeira são mais cara também é alicerçada em dados errados. Mais uma vez, a melhor opção é optar por uma empresa com modelos pré-concebidos. Essas empresas utilizam métodos de construção avançados, conseguindo assim reduzir o custo final da habitação.
Basta pesquisar por “casa pré fabricada preço” e irá ficar surpreendido com os valores.
Representam maior risco em caso de incêndio
Contrariamente à crença geral, as casas de madeira são bastante resistentes ao fogo. As madeiras que são utilizadas neste tipo de construção são tratadas com produtos que aumentam a sua resistência a altas temperaturas, tornando-se assim mais seguras em caso de incêndio.
O tratamento aplicado à madeira também confere uma maior resistência a outros fatores adversos como pragas e humidade.
Casa de madeira: apenas para habitação de fim de semana ou férias
Será que as casas de madeira são realmente apenas uma solução para casa de férias ou de fim de semana? Na verdade, não!
Uma boa casa de madeira é tão funcional e cómoda como uma habitação construída através de qualquer outra tecnologia. Na verdade, a casa de madeira torna-se ainda mais confortável, pois é mais eficiente termicamente, garantindo assim uma temperatura interior mais adequada.
Apenas é necessário adaptar a espessura das paredes, chão e telhado, e também o tipo de isolamento, conforme as caraterísticas térmicas de cada região.
Menos duráveis e mais frágeis
O último dos mitos: as casas de madeira são frágeis e não duram muitos anos. Na verdade, tudo depende da qualidade dos materiais utilizados e da forma como a casa é construída.
Uma casa de madeira pré fabricada pode durar facilmente muitas décadas, desde que seja alvo de cuidados regulares de manutenção.