O projeto da Bicicleta Partilhada de Mealhada, levada a cabo pelo Município, deverá chegar ao terreno em breve. As normas de utilização do projeto piloto “BipeBipe – Mealhada bikesharing” deverão “ser testadas até 31 de junho”, altura em que, passada esta fase, se tornam em regulamento municipal.

«No “Bikesharing” temos vinte bicicletas, mas para começarmos vamos utilizar doze para que as restantes ficarem de reserva, no caso de alguma eventual necessidade», explicou, na última reunião do executivo, Daniela Herculano, Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, acrescentando que «as duas estações de parqueamento (na cidade da Mealhada) estão a ser adaptadas para carregamentos elétricos, caso algum dia seja também necessário».

Cada utilizar pode circular com a mesma bicicleta durante duas horas. «A ideia, por exemplo, é os alunos chegarem de comboio e irem de bicicleta até à escola», disse ainda Daniela Herculano.

O projeto «Mealhada Bike Lab – laboratório para a bicicleta» é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso n.º 7779/2020, tendo sido o designer mealhadense João Almeida, de 34 anos, o vencedor do concurso municipal na Mealhada para denominação e imagem do Sistema de Bicicletas Partilhadas de Mealhada. A proposta «BipeBipe – Mealhada Bikesharing» é inspirada na famosa personagem dos desenhos animados Looney Tunes, conhecido por caminhar de uma forma rápida e silenciosa, assemelhando-se à prática de andar de bicicleta. Por outro lado, ao desconstruir a palavra BIP, o designer associa a expressão “BipeBipe” às iniciais de “Bicicleta Partilhada”.