Avaliadas algumas das melhores opções de diagnóstico existentes no mercado, assim como as mais bem-sucedidas práticas mundiais de controlo da pandemia, o Município de Oliveira do Bairro avança, amanhã, terça-feira, dia 23, com a testagem massiva de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público e privado, seguindo-se, posteriormente, os alunos do 2.º e 3.º ciclos. Com um universo de cerca de 2.000 crianças, a testagem massiva irá incluir 12 escolas e 7 instituições com ensino pré-escolar.

Apesar de o Governo assegurar a realização dos testes rápidos de antigénio aos alunos do ensino secundário, o Município de Oliveira do Bairro considera que é importante que todas as crianças do concelho sejam testadas. Assim sendo, adicionou testes de saliva para testar crianças de tenra idade, para as quais o processo de testagem por zaragatoa não é facilmente tolerado. Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, garante que a autarquia vai assumir os custos com a testagem de todos as crianças do pré-escolar e do 1.º, 2.º e 3.º ciclo de ensino público e privado do concelho que não foram contemplados na estratégia do governo.

Apontados por muitos especialistas como uma boa solução de testagem, a qual já se encontra registada no INFARMED e disponível no mercado Português desde o dia 30 de dezembro 2020, o autarca considera que “esta é a forma que consideramos ser mais simples e não invasiva para testar crianças de tenra idade. Numa fase em que se prepara o regresso à escola, é fundamental que todos se sintam seguros. No concelho de Oliveira do Bairro, não deixamos ninguém para trás e asseguramos que também as crianças do pré-escolar e do 1º, 2º e 3º ciclo serão testadas de uma forma segura, recorrendo para tal aos testes de saliva, à semelhança do já se faz em muitos outros países.”

Já em abril de 2020 o Município de Oliveira do Bairro adquiriu mil testes de deteção da COVID-19 para despiste da infeção nos grupos mais vulneráveis. A realização de testes teve como objetivo proteger os idosos institucionalizados, os seus cuidadores e os profissionais que prestam serviços essenciais à população, fossem eles do município ou de outras entidades.

Em novembro Oliveira do Bairro volta a adquirir testes rápidos de antigénio de modo a “complementar as estratégias e medidas de controlo da transmissão do SARS-CoV-2”, tendo sido “corroborada pela direção do ACeS Baixo Vouga”, esclarece o autarca.

Recentemente, no início de janeiro, o município voltou a adquirir testes rápidos de antigénio para testagem do pessoal docente e não docente do agrupamento de escolas local. Os testes foram ainda realizados a colaboradores do Município que aceitaram, de forma voluntária, serem testados. Esta foi uma ação que procurou contribuir para a deteção precoce e necessário isolamento de eventuais casos positivos, identificando e quebrando cadeias de transmissão.

De acordo com as novas diretrizes de desconfinamento faseado, as creches e o 1.º ciclo já regressaram à escola no passado dia 15 de janeiro, sendo que só após as férias da Páscoa regressarão os restantes alunos, retomando a 5 de abril o ensino presencial que Oliveira do Bairro espera que seja da forma mais segura.

 

CALENDÁRIO DE TESTAGEM:

 

Dia 22 | Terça-feira

 

Manhã: Inicio às 9h00:

Escola Básica de Vila Verde

Escola Básica de Oliveira do Bairro

Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro

 

Tarde: Inicio às 14h300:

Escola Básica do Troviscal

Escola Básica da Mamarrosa

Escola Básica de Bustos

Frei Gil

 

Dia 23 | Quarta-feira

 

Manhã: Inicio às 9h00:

Escola Básica da Palhaça

Centro Social e Paroquial S. Pedro da Palhaça

Centro Ambiente Para Todos do Troviscal

Escola Básica de Oiã Poente

 

Tarde: Inicio às 14h30:

Escola Básica de Oiã

Escola Básica de Oiã Nascente

Centro Social de Oiã

 

Dia 24 | Quinta-feira

 

Manhã: Inicio às 9h00:

ABC de Bustos

SOLSIL

AMPER

 

 

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro