A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica que, desde sempre, desafiou os limites da ciência com o intuito de mudar a vida dos doentes através das suas terapêuticas inovadoras. Em abril de 2020, a AstraZeneca estabeleceu uma parceria com a Universidade de Oxford e assumiu, desde logo, o compromisso de distribuir a vacina sem lucro durante a pandemia para todo o mundo, nomeadamente aos países em desenvolvimento ao abrigo da parceria com a COVAX.

Um compromisso que se mantém e que, apesar de todos os desafios de produção, normais no processo de desenvolvimento de uma vacina, faz com que a AstraZeneca continue a desenvolver todos os esforços para disponibilizar o maior número de vacinas possível, no mais curto espaço de tempo, em colaboração permanente com as autoridades locais.

Após os relatos recentes de eventos tromboembólicos, a AstraZeneca reafirma o perfil de segurança da sua vacina para a COVID-19 com base em evidências científicas robustas. Numa revisão cuidada de todos os dados de segurança disponíveis, referentes a mais de 17 milhões de pessoas vacinadas na União Europeia (UE) e no Reino Unido com a vacina COVID-19 da AstraZeneca, não foi observado um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos nos indivíduos vacinados. Esta foi a conclusão da revisão científica realizada pela Agência Europeia do Medicamento, entidade que supervisiona e controla a segurança dos medicamentos na União Europeia, e que ontem se pronunciou favoravelmente à continuação da vacinação da população com a vacina COVID-19 da AstraZeneca. Apenas os eventos raros tromboembólicos associados a trombocitopenia necessitam de continuar a ser estudados pois não foi possível determinar a relação causal, merecendo assim análises futuras. Além disso, não houve evidência de problemas associados a lotes específicos da vacina ou a locais de fabrico. Nesse seguimento, também as autoridades portuguesas anunciaram a retoma da vacinação da população com a vacina COVID-19 da AstraZeneca.

A segurança dos doentes é a nossa prioridade. A AstraZeneca monitoriza continuamente a segurança da sua vacina e de todos os seus medicamentos através de processos robustos de recolha, análise e notificação de eventos adversos, sendo os mesmos partilhados com autoridades reguladoras em todo o mundo.

Apoiar a vacinação da população a nível mundial no menor espaço de tempo possível, de modo a combater o flagelo da pandemia por COVID-19, continua a ser o nosso objetivo.

Seguimos a ciência. Fazemos o que está certo. Colocamos o doente em primeiro lugar. Estes são três dos nossos valores que têm orientado e irão sempre a orientar a nossa conduta.

 

Declaração em https://www.astrazeneca.pt/media/media-centre.html#modal-generic