«Já nos foi entregue o estudo prévio e no dia em que recebermos o projeto de execução abriremos concurso», declarou Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, na última Assembleia Municipal, referindo-se à intervenção que será feita no «Pontão da Pampilhosa».

O assunto foi espoletado por Raul Rodrigues, deputado municipal eleito pela coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada», que lamentou «as más condições e rachas grandes da estrutura do pontão», afirmando que «desde 2012 nenhuma intervenção foi feita».

Rui Marqueiro referiu que desde outubro de 2013 sempre se preocupou «com as questões de segurança do pontão». «Questionamos diversos engenheiros que nunca colocaram nenhuma objeção e nem alertaram a Câmara para a iminência de perigo no local», acrescentou o autarca, garantindo que «já se fizeram trabalhos de manutenção no pontão, sobretudo para que as águas pluviais não degradassem a estrutura», onde, recorde-se, foi colocada «limitação de velocidade e de peso» há mais de quatro anos.

«A Câmara adjudicou um projeto a uma empresa altamente qualificada e já nos foi entregue o estudo prévio, que foi remetido à Infraestruturas de Portugal. No dia em que recebermos o projeto de execução, abriremos concurso», explicou o edil, garantindo que «quando se desenrolar a obra vai existir um conjunto alargado de restrições». Uma informação já dada pelo presidente da Câmara da Mealhada em 2018, altura em que aludiu para a dificuldade da obra, uma vez que «os comboios passam por baixo».

Referente à vila da Pampilhosa, Rui Marqueiro informou ainda que, durante este mês de março, «será lançado o concurso público para requalificação da Baixa da Pampilhosa» e que a intervenção no Challet Suisso «está pendente de um parecer de Lisboa». «Quando o recebermos, temos o projeto pronto e podemos avançar com o concurso», disse, acrescentando que está também «a ser tratado o regulamento do Mercado da Pampilhosa». «Espero que dentro de pouco tempo a obra esteja pronta», sublinhou.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados