A clínica Naturalmed, situada na cidade da Mealhada, está empenhada em contribuir para a atenuação dos efeitos colaterais da pandemia. Deste modo, está a disponibilizar, de forma gratuita, sessões de massagem, acupunctura e «mindfulness» a profissionais que estejam na linha da frente. Para além disso, estabeleceu um projeto temático para 2021, num ano dedicado à família, onde proporciona momentos online nas redes sociais, com convidados de várias especialidades, destinado a todas as famílias que, por força da pandemia, passam agora mais tempo em convivência e em casa.

A premissa é a de fazer parte da solução, minimizando os efeitos nefastos do problema que o mundo atravessa há já um ano. «A ideia partiu da equipa, que tentou perceber o que podia fazer para ajudar. Uma das colegas fez esta sugestão e resolvemos avançar, criando horários semanais para esse efeito», declarou, ao «Bairrada Informação», Paula Gradim, especialista em Medicina Chinesa e gerente da Naturalmed, acrescentando que já fazem o acompanhamento de onze profissionais de saúde, essencialmente enfermeiros e assistentes operacionais, provenientes da região. «Já chegámos a receber contactos de Setúbal e Lisboa», enaltece a especialista em Medicina Chinesa, garantindo que há «muita procura de massagens». «As pessoas chegam com contracturas e querem restabelecer o corpo», diz.

«Estamos na retaguarda, mas não queremos deixar de dar o nosso apoio. A oferta de alguns serviços aos profissionais da linha da frente foi a forma que encontramos de contribuir positivamente para a solução do problema que tantos profissionais atravessam», enfatiza Paula Gradim.

Mas o apoio não fica por aqui. A clínica tem também proporcionado, desde o início do ano, momentos online, nas redes sociais Facebook e Instagram. «Este é um projeto pensado para o ano todo que pretende disponibilizar ferramentas às famílias para esta fase pandémica e não só», sublinha Paula Gradim, acrescentando que, em janeiro, a «live» foi dedicada à covid-19 e em fevereiro as quatro sessões realizadas focaram «o casal e a gravidez; decidir ter filhos; alimentação na gravidez; e o pós-parto».

Em março, as sessões terão como subtema as «Famílias não convencionais» e as duas «lives» já realizadas tiveram como mote as «famílias monoparentais» e a «parentalidade fora do tempo». Segue-se a «adoção». «Temos realizado quatro sessões por mês», acrescenta Paula Gradim que, para estes encontros, conta com a participação de todas as especialidades da Naturalmed: medicina chinesa, fisioterapia, psicologia, nutrição, terapia da fala, yoga, massagens e medicina estética e natural.

A clínica Naturalmed «alia a medicina oriental às terapias não convencionais, juntando o melhor dos dois mundos», enfatiza a especialista em Medicina Chinesa e mentora do espaço, um local que à distância pode ser procurado em https://www.clinicanaturalmed.com/ e/ou https://www.facebook.com/naturalmedmealhada.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados