Em situação normal, os carnavais já «mexiam» e muitos dos foliões já só respiravam a adrenalina dos retoques finais para se apresentarem nos corsos. A pensar nisso, a Associação de Carnaval da Bairrada levará a cabo um momento online, na noite do próximo sábado, intitulado de «Abraçamos o Carnaval», onde são convidados, entre outros, representantes de diversos carnavais da região Centro.

Os dias 14 e 16 de fevereiro de 2021 seriam de muita folia na cidade da Mealhada. Em tempos normais, os dias já se confundiam com as noites há mais de um mês e, por toda a parte, o samba era doutrina musical e os ensaios uma rotina diária. No caso da Mealhada, chegou a haver um «plano B», uma Gala de homenagem a diversas individualidades do Carnaval da Mealhada e que subiria ao palco do Cineteatro Messias, no dia 13 de fevereiro, cuja apresentação estava a cargo da artista Luciana Abreu. Seria também o fim de semana de apresentação do livro dos «50 anos do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada», do samba enredo criado por Alexandre Lopes, para assinalar a data e ainda a inauguração de uma exposição. Um programa que a pandemia voltou a «empurrar» para mais tarde, desta feita para o final de maio deste ano.

Mas como não há duas sem três, depressa a Associação de Carnaval da Bairrada arranjou forma de «assinalar» o momento. Assim, na noite do próximo sábado, 13 de fevereiro, pelas 22h00, realizar-se-á uma live «Abraçamos o Carnaval» na página do Instagram do «carnavalmealhada». A primeira parte será dedicada aos principais intervenientes da «Rede de Cidades do Carnaval da Região Centro» e a segunda parte dedicada, maioritariamente, a convidados pertencentes ao «Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada».

Do Carnaval da Mealhada estará Nuno Canilho, vereador na Autarquia; de Estarreja, o presidente da Associação de Carnaval, Pierre Silva, e a vereadora da Câmara, Isabel Pinto; e da Figueira da Foz, o presidente do Município, Carlos Monteiro. Segue-se a artista Luciana Abreu, o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro; e Rui Penetra do Carnaval de Torres Vedras. A primeira parte encerra com Janine de Oliveira, presidente da direcção da Associação de Carnaval da Bairrada.

A segunda parte da «live» será centrada no Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, onde estarão representantes das escolas de samba Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira, as que desfilam nos corsos da Mealhada; assim como são convidados a autora do livro dos «50 anos do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada» e o autor do samba-enredo. Este segundo momento «abrirá» com a participação de Nayra Cesari do «Programa Na Levada do Samba», exibido na Rede NGT, um canal de televisão brasileiro; e terminará com Carla Carvalheira, presidente da assembleia-geral da ACB.

Entretanto, na rede social Facebook foi criada uma moldura dos 50 anos do evento e a adesão tem superado as expectativas. «A ACB agradece a todos(as) que têm aderido, assim como as partilhas de momentos e recordações maravilhosas do nosso Carnaval», enaltece a dirigente da Associação de Carnaval, solicitando «o envio das fotos, com a moldura dos 50 anos, para a página do Carnaval da Mealhada, autorizando a sua utilização pela Associação de Carnaval da Bairrada, na comemoração dos 50 anos».

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados