A Câmara Municipal já entregou aos agrupamentos de escolas 108 routers de internet que adquiriu para os facultar aos alunos de famílias com dificuldades em disporem desse recurso indispensável à participação nas atividades letivas em contexto de recolhimento doméstico.

Beneficiam dessa oferta as crianças e jovens inseridos nos escalões A e B do apoio social escolar, além de outras situações de vulnerabilidade social entretanto sinalizadas.

A presidente da Câmara Municipal, congratula-se com “o excelente trabalho que tem sido desenvolvido nestes tempos muito difíceis pelos serviços de educação e de ação social da autarquia, sempre em estreita cooperação com os agrupamentos de escolas do concelho e escolas não agrupadas”. Helena Teodósio refere que “tudo tem sido feito para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no processo de aprendizagem dos alunos que precisam de apoio, quer com a disponibilização de meios para assistirem às aulas à distância, quer com o fornecimento de refeições e outros tipos de ajuda”.

Segundo a autarca, “a Câmara Municipal tem mantido uma profícua comunicação com os agrupamentos de escolas, de modo a serem atempadamente identificadas as necessidades dos alunos e respetivas famílias e acionarem-se em tempo útil os recursos para dar resposta a essas necessidades, aliás nos termos da deliberação aprovada nesse sentido”.

Por seu lado, Pedro Cardoso refere que “face aos enormes constrangimentos causados pela crise sanitária que estamos a viver, é ainda maior a nossa responsabilidade em providenciar condições de igualdade para todos os alunos no acesso à educação, neste caso através do ensino à distância, o que, nas atuais circunstâncias, passa por assegurar aos oriundos de famílias socialmente fragilizadas os dispositivos para acederem à internet. A principal preocupação do Município é não deixar ficar ninguém para trás”, sublinha o vice-presidente da autarquia adiantando que “foram feitos contactos com as operadoras de serviços de internet para melhorarem a sua cobertura em locais onde a força do sinal não é suficiente para suportar aulas à distância”.

Entretanto, a Câmara Municipal de Cantanhede deliberou, na reunião ordinária da passada semana, o prolongamento das 40 medidas adotadas durante o ano de 2020 para mitigar o impacto económico e social da pandemia de Covid-19, algumas das quais para o setor da educação. Entre elas consta o fornecimento de refeições aos alunos de agregados familiares dos escalões do apoio social escolar, além de outros pertencentes a famílias identificadas como estando em situação de alguma fragilidade social, e a dinamização de polos de acolhimento dos filhos e crianças a cargo dos profissionais de saúde, forças de segurança e demais trabalhadores em serviços essenciais. Por outro lado, a autarquia deliberou ainda avançar com o reforço na limpeza e desinfeção das instalações de todos os jardins de infância do concelho e escolas do 1º. CEB, bem como dos respetivos equipamentos, mobiliário e outros materiais.

 

 

Fonte: Município de Cantanhede