José Barroso da Cunha Felgueiras, «comandante Felgueiras», antigo presidente da Junta de Freguesia da Mealhada e dos Bombeiros da Mealhada, faleceu, aos 87 anos, no passado dia 16 de janeiro. Em sua memória, o executivo municipal da Mealhada e o da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes aprovaram um voto de pesar, bem como uma mensagem de condolências à família.

«Homem, amigo e mealhadense extraordinário», enalteceu Nuno Canilho, vereador na Câmara da Mealhada, descrevendo um pouco da vida do antigo autarca. «Em 1976, com 43 anos, foi candidato à Câmara da Mealhada. Perdeu, mas assumiu mandato como vereador, tornando-se próximo da presidente da Autarquia», disse, acrescentando que José Felgueiras «fez equipas com gente mais nova a quem chamava de “baixinhos”», num percurso onde «foi presidente da Junta da Mealhada durante 12 anos».

«Fiel e preocupado, era próximo das pessoas e tinha uma grande fidelidade à sua “Mealhada linda” e em “ser de cá”», continuou Nuno Canilho, concluindo ainda que também «os Bombeiros da Mealhada receberam condolências de várias corporações de norte a sul do país».

Hugo Silva, da coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada», afirmou que José Felgueiras «deixa um legado de respeito». «Honramos a sua memória e associamo-nos ao voto que iríamos também propor», afirmou.

Similar ação teve o executivo da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes que deliberou, por unanimidade, aprovar o voto de pesar, «manifestando à família as mais sentidas condolências». «Exerceu o seu cargo na Junta com enorme disponibilidade, elevado empenho e dedicação à sua freguesia e à sua população», enalteceu João Santos, presidente da Junta da União de Freguesias.

Recordamos os nossos leitores que José Felgueiras foi comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada durante 20 anos, de 1981 a 2001, e 12 presidente da Junta de Freguesia da Mealhada, eleito pelas listas do Partido Social Democrata, de 2002 a 2013. Foi ainda presidente do Grupo Desportivo da Mealhada, fez parte dos órgãos sociais da Associação de Carnaval da Bairrada e integrou muitas outras associações da sua «Mealhada Linda».

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados