O executivo da Câmara Municipal de Anadia aprovou a comparticipação de uma segunda equipa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) afeta ao serviço de apoio, socorro e transporte de doentes Covid-19. A decisão foi tomada na reunião do passado dia 20 de janeiro.

Recorde-se que, em dezembro, o Município de Anadia celebrou um protocolo com a AHBVA para comparticipar uma primeira equipa afeta ao serviço de transporte de doentes Covid-19. Face ao agravamento da situação pandémica, nomeadamente ao aumento do número de novos casos de Covid-19 no concelho, a AHBVA ativou, a 18 de janeiro, um segundo dispositivo para responder às solicitações, tendo, para o efeito, requerido ao Município de Anadia o reforço do apoio para suportar os encargos com esta segunda equipa. O executivo municipal respondeu de forma positiva a este pedido, tendo aprovado uma adenda ao protocolo de colaboração, que prevê a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de cinco mil euros para constituição de duas equipas e respetivas ambulâncias. O apoio será prestado enquanto vigorar a pandemia.

Atualmente, o corpo de bombeiros da AHBVA possui duas equipas especializadas em permanência (disponíveis 24h por dia), que são constituídas por duas ambulâncias de socorro (ABSC) e respetivas tripulações (quatro operacionais), exclusivamente dedicadas à situação pandémica causada pelo vírus SARS-CoV-2. A operacionalidade destas equipas é apoiada financeiramente não só pelo Município de Anadia, mas também pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Além destes dois meios específicos, a corporação conta com mais quatro ambulâncias, destinadas ao socorro pré-hospitalar.

 

 

Fonte: Município de Anadia