A nutricionista mealhadense Rita Fernandes, autora da página «Saber Nutrir» criou a rubrica «Não há cá desperdícios», onde semanalmente partilha uma receita ou dica de aproveitamento de sobras de refeições de nutricionistas oriundas de todo o país. «Aderiram ao repto 23 nutricionistas, o que significa que até maio, todos os domingos, teremos uma novidade», sublinhou, ao nosso jornal, a mentora do projeto, adiantando que «possivelmente a iniciativa será alargada por mais tempo», dada a adesão dos convites que realizou.

«Há uns dias aderi ao movimento “Unidos Contra o Desperdício”, comprometendo-me a colaborar no combate ao desperdício alimentar», começa por explicar Rita Fernandes, afiançando que «um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados». «Sabendo que a fome no mundo também é um problema real e muito grave, não podemos deixar de achar isto uma contradição», continua a jovem, sublinhando que a rubrica «Não há cá desperdícios» é a sua primeira estratégia de combate ao desperdício alimentar.

Uma rubrica que, garante, contará com «23 excelentes profissionais» de todo o país, que, até ao próximo mês de maio têm a responsabilidade, à vez, de sugerirem uma receita ou dica de aproveitamento de sobras de refeições. A página da «Saber Nutrir» – https://www.facebook.com/sabernutrircomritafernandes -, por sua vez, compromete-se a partilhá-las todos os domingos. «Tortilha de sobras», «açorda de bacalhau», «pudim de sobras de bolo-rei e bolo-rainha» e «maçã assada com chá de casca de maçã, canela e anis» são já algumas das sugestões publicadas na página.

«As pessoas muitas vezes não aproveitam as sobras porque também não sabem o que fazer com elas», afirma Rita Fernandes, promovendo, assim, uma sensibilização no combate ao desperdício, garantindo que, para além de ser «uma forma de poupar dinheiro, também ajuda a combater o impacto grande que os desperdícios provocam no ambiente». «É uma maneira de fazer com que as pessoas pensem neste tipo de problemáticas», enfatiza.

Rita Fernandes tem 30 anos e, neste momento, encontra-se a fazer um estágio, para a Ordem dos Nutricionistas, em «Nutrição Comunitária e Saúde Pública» no Município da Mealhada. Para além disso, dá consultas de avaliação nutricional numa clínica na Mealhada.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados