O Grupo de Vegetarianos de Águeda vai realizar a Caminhada Contra a Poluição, no próximo dia 6 de setembro (domingo), às 16 horas. A iniciativa consiste numa caminhada pelos percursos pedestres da Pateira de Espinhel, com o objetivo de recolher lixo.

O ponto de encontro é no parque infantil, existente naquela margem da Pateira, e a participação é aberta a toda a comunidade. Cada participante é responsável pelo material para a recolha dos resíduos.

Esta ação de ativismo comunitário pretende alertar para a frequência alarmante de episódios de poluição que tem fustigado a Pateira, mas também para o aumento de resíduos deixados nos parques e percursos do concelho de Águeda, como é o caso das máscaras. Assim, a Caminhada quer desempenhar um papel vincado na consciencialização das pessoas e, de forma proativa, cuidar do património natural que diz respeito a todos. O encontro servirá, como de costume, para a promoção de estilos de vida ambientalmente sustentáveis, bem como a divulgação de práticas ecológicas e formas de alimentação que respeitem a exploração animal, que em muito contribuem para uma vida mais longa e saudável.

 

A organização pede respeito pelas normas de contenção do surto de COVID-19, nomeadamente o distanciamento físico e o uso recomendado de máscara.

A Caminhada Contra a Poluição realiza-se praticamente um ano depois da primeira atividade do Grupo de Vegetarianos de Águeda e integra-se num conjunto de três atividades que incluem dois workshops: um de culinária vegetariana e outro de cosmética de baixo impacto ambiental. As datas destas iniciativas serão anunciadas brevemente.

 

 

Texto de Luís Grilo

Imagem com Direitos Reservados