Foi há mais de 130 anos que um conjunto de empreendedores bairradinos motivados pelo Eng. Tavares da Silva, após várias visitas a Epernay (Champagne), decidiram trazer para a região as técnicas, uvas e técnicos franceses, no intuito de criarem o espumante português. Após várias experiências, em 1890 nasce em Anadia, coração da Bairrada, o primeiro espumante da região, iniciando-se a partir daí a sua produção em larga escala. Aproveitando a efeméride que se comemora no ano de 2020 e que celebra os 130 anos da criação do espumante na Bairrada, as Caves São Domingos, fundadas em 1937 e, desde sempre, estando conotadas com a criação de espumante de qualidade, vêm promover a celebração do espumante, associando a esta data marcante para a região, também um facto marcante para a empresa. Doravante, todos os espumantes brutos, obtidos pelo método clássico, passam a ostentar a denominação DOC Bairrada e, num prazo relativamente curto, será pretensão das Caves a certificação da totalidade dos seus produtos vínicos, pretendendo com isso prestigiar e valorizar a região da Bairrada e os seus produtos endógenos.

Assumindo-se como um dos maiores certificadores da Bairrada, a empresa está igualmente marcar uma forte posição na produção de espumantes Método Clássico, usando somente leveduras livres e com estágios em cave sur lies longos, apenas lançando para o mercado os seus espumantes com um estágio mínimo de 24 meses, seguindo uma filosofia que aproxima as caves dos grandes produtores de Champagne.

 

Lançamento do Espumante São Domingos Extra Reserva Bruto Bairrada D.O.C.

É um dos espumantes bruto referência das Caves São Domingos, que se caracteriza pela juventude do aroma, apresentando muita frescura, notas de alperce e pêra com notórias notas de levedura e panificação. Na boca exala elegância, é vivo e bastante complexo, mostrando uma bolha fina, num conjunto pleno de equilíbrio. Criado a partir das castas Arinto, Cercial e Chardonnay, teve um estágio mínimo de 24 meses sur lies. Pela primeira vez é lançado com a denominação Bairrada DOC, o que representa a certificação de, pelo menos, mais 300 mil garrafas.