Elementos do executivo municipal da Câmara de Anadia e da União de Freguesias de Arcos e Mogofores visitaram, no passado dia 23 de julho, as obras de requalificação que se encontram a decorrer na Rua São José de Cluny, entre o cruzamento da Malaposta (IC2) e o Largo Madre Maria de Fátima, junto à Capela de São Mamede, em Famalicão, Anadia, num investimento que ronda os 350 mil euros.

A obra contempla o melhoramento de pavimentos, a construção de passeios, a eliminação de barreiras arquitetónicas e a adoção de novas soluções de estacionamento que ofereçam aos residentes e visitantes boas condições de mobilidade e da acessibilidade. Ainda no âmbito desta requalificação, o Município decidiu proceder à renovação das redes de abastecimento de água, condutas e ramais, e de águas pluviais.

Face à pandemia do coronavírus Covid-19, os trabalhos sofreram um ligeiro atraso, uma vez que, por uma questão de segurança, estiveram suspensos, mais de um mês, tendo sido, entretanto, retomados e encontram-se agora em “velocidade de cruzeiro”, aguardando-se a sua conclusão até ao próximo mês de outubro.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou o facto de “esta ser uma obra delicada”, porque existem “muitas infraestruturadas enterradas” e, como tal, “é preciso ir ajustando” à medida que se vai intervencionando para não “ferir” as mesmas. Outra das dificuldades encontradas “prende-se com o ajustamento das cotas de soleira”. Daí que, no seu entender, “a intervenção tenha de ser feita com algumas precauções e cautelas para não causar outro tipo de problemas”.

Por outro lado, a autarca reconheceu as dificuldades e os constrangimentos que as obras têm estado a causar aos residentes, tendo apelado “à boa compreensão” de todos, assegurando que, dentro de pouco tempo, a obra estará terminada, com “melhores condições para todos”.

De realçar ainda que o Largo Madre Maria de Fátima, onde se encontra localizada a Capela de São Mamede, vai ser alvo de uma nova conceção de estacionamento para harmonizar o espaço público e disciplinar a circulação de trânsito local e a sua articulação com os equipamentos de utilização pública.

 

 

Fonte: Município de Anadia