O executivo municipal e o presidente da Assembleia Municipal de Anadia visitaram as obras de construção do Parque Urbano de Anadia. Os representantes do consórcio “ASF & Nível 20”, responsável pela sua construção, fizeram as “honras da casa”, tendo feito o ponto da situação relativamente ao andamento da empreitada e àquilo que ainda falta fazer para a sua conclusão.

O parque, localizado na entrada norte da Cidade de Anadia, ocupa uma área de 8,5 hectares, num investimento superior a três milhões e duzentos mil euros, sendo a empreitada em curso comparticipada em 50 por cento pelos Fundos Comunitários.

O projeto pretende valorizar urbanisticamente esta entrada da cidade de Anadia, contemplando uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas, uma espumanteria, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros.

A praça central é um dos elementos preponderantes nesta intervenção, uma vez que materializa uma importante zona de convívio, de cultura e de lazer, ponto de encontro de pessoas. Um espaço para organização de eventos culturais, desportivos e sociais.

A zona desportiva é constituída por um circuito de minigolfe completo (“Challenge Golf” e “Profy Golf”), um recinto desportivo polivalente, três campos de padel e um campo de voleibol.

Na conceção do projeto foram tidas em consideração soluções sustentáveis e que privilegiam a economia local, incluindo um especial enfoque no uso eficiente da energia, gestão otimizada de equipamentos, consolidação de espaços públicos e espaços verdes inovadores, adoção de mecanismos de mobilidade sustentável, assim como a promoção da criatividade e da produção cultural inovadora.

 

“Um dos maiores investimentos em curso”

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se agradada com o andamento das obras, tendo referido o facto de este ser, atualmente, “um dos maiores investimentos que a autarquia tem em curso”.

“Entrou-se agora numa fase de acabamentos. Nesta altura já se começa a perceber um pouco mais do que vai ser o parque, uma vez que começa a tomar forma, de acordo com o projeto aprovado”, realçou ainda a autarca. Apesar do confinamento, derivado do surto pandémico, espera-se que não se registem atrasos, relativamente ao prazo de conclusão da obra.

Uma das características deste parque é a sua polivalência, estando implantado num terreno com topografia praticamente plana e com capacidade de ampliação futura, capaz de criar condições complementares de qualidade de vida urbana através da construção de infraestruturas de lazer e convívio, aliadas à prática desportiva num contexto não profissional.

Este parque verde tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente.

O Parque Urbano de Anadia está considerado como uma das ações previstas no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana – de Anadia, tendo sido objeto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.

 

Fonte: Município de Anadia