Numa época em que o impacto económico provocado pela pandemia do covid-19 acarreta dificuldades na maioria das empresas, surgem alguns casos positivos e de sucesso, em que o coronavírus trouxe não só uma oportunidade de reestruturação como ainda um crescimento. Foi o que aconteceu com a VOSSA – Laboratório Criativo, uma empresa sediada em pleno coração da Bairrada, que, no último mês, aumentou os serviços disponíveis ao cliente, premiou todos os funcionários com um valor extra ao vencimento e ainda reforçou a equipa com a contratação de mais colaboradores.

A Vossa, uma empresa de serviços nas áreas do marketing e da publicidade, terminou o passado mês de março, tal como grande parte dos negócios, com a necessidade de se submeter a «lay-off». Uma ação revertida em poucos dias, o tempo necessário para que a equipa liderada por Vasco Moreira e Paulo Rocha percebesse que um investimento programado apenas para o último trimestre do ano, pudesse ser implementado já nesta altura. «Fizemos uma transformação digital online e criámos a https://vossastore.pt/, uma loja online que numa primeira fase deu especial enfoque a produtos de proteção e prevenção ao covid-19, mas que pretende ir acrescentando outros produtos diversificados de produção nacional», começou por explicar, ao nosso jornal, Vasco Moreira, sócio-gerente da Vossa.

«Numa semana com muito esforço e dedicação dos nossos profissionais, conseguimos implementar o plano de negócios que só pensaríamos arriscar no final do ano», enfatiza o jovem empreendedor, referindo ainda que, em cinco dias, abdicaram do «lay-off», voltaram a chamar a equipa e as encomendas começaram a surgir em massa «para todo território continental e ilhas», estando agora em cima da mesa o alargamento à Europa, começando, brevemente, pelo mercado espanhol.

Em meados de abril, o investimento era já considerado uma aposta acertada pela gerência da empresa, localizada em Sangalhos, no concelho de Anadia, e constituída por onze colaboradores. Aos designers e programadores, em teletrabalho; bem como aos colaboradores do sector da produção e da logística, que voltaram ao posto de trabalho com as devidas precauções implementadas no plano de contingência; juntaram-se uma administrativa de apoio à logística e um designer de moda. Agora, a estas novas contratações, estão em aberto quatro novos postos de trabalho: uma administrativa para apoio ao sector comercial, um colaborador para a logística e ainda mais dois para a área das tecnologias da informação.

Para dar suporte logístico a esta operação a empresa já programa a implementação de uma segunda unidade industrial na Zona Industrial do Paraimo, a fim de melhorar os produtos que a empresa já disponibiliza e adquirir novas referências para melhorar a oferta existente. «Queremos apoiar outros empresários a vender online», desafia Vasco Moreira, aproveitando a oportunidade para fazer um convite publico às empresas da região que tenham intenção de vender os seus produtos online através da https://vossastore.pt/ evitando assim a necessidade de também elas terem que preparar e dominar todo o processo de posicionamento, promoção, marketing e logística, focando-se apenas na produção dos seus produtos.

«É preciso transmitir uma mensagem de esperança aos empresários de que é possível! Temos que nos concentrar naquilo em que cada um é melhor e arriscar!», incentiva o empresário, que consciente do empenho da sua equipa, resolveu premiar os colaboradores com um prémio bastante considerável. «É a forma que temos de ajudar as famílias a ultrapassar esta fase difícil», enaltece Vasco Moreira.

Também consciente do seu papel social na comunidade, a Vossa já ofereceu centenas de viseiras a diversas associações e IPSS espalhadas por todo o país e irá oferecer no decorrer da próxima semana um valor total de duas mil máscaras cirúrgicas e algumas centenas de viseiras a várias instituições da região.

 

 

Imagem de Arquivo