Está «nomeada» a imagem do 25 de Abril de 2020. Um homem, vestido de empregado de mesa, com a bandeira de Portugal às costas e um punhado de cravos, desfilou, sozinho, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Nas primeiras declarações ao Observador, Carlos Ferreira, de 71 anos, fez questão de mencionar que nasceu «no Hospital da Mealhada, na Bairrada, em 1948».

A Avenida da Liberdade, onde se costumam realizar os desfiles do 25 de Abril, ficou, em 2020, vazia e apenas um homem, sozinho, desfilou com a bandeira de Portugal às costas e vários cravos. Segundo o Observador, Carlos Ferreira trabalhou, cerca de trinta anos, numa unidade hoteleira daquela mesma avenida como empregado de mesa. É agora o responsável pela foto icónica do 25 de Abril de 2020.

«Chamo-me Carlos Alberto Ferreira e nasci, em 1948, no Hospital da Mealhada, hoje conhecida como Bairrada….». É desta forma que começa a entrevista ao Observador, relembrando a noite de 24 de abril de 1974, cerca das 22 horas e pouco, em Santarém. «Estávamos deitados e o Salgueiro Maia mandou toda a gente para a parada. Disse que ia haver um Golpe de Estado e questionou: “Quem está comigo? Quem vem comigo?”», contou Carlos Ferreira ao Observador.

«Ontem eram 10 horas e tal da manhã quando desci a calçada do Carmo…. Foi a primeira vez em 46 anos em que não houve desfile», disse este homem referindo que a sua caminhada «foi um momento de homenagem».

 

 

Entrevista em https://observador.pt/programas/resposta-pronta/carlos-ferreira-ja-cheira-muito-aqui-a-fascismo/

Imagem da SIC Notícias