Em meados de março, em Portugal e devido ao aumento do surto de Covid-19, a Rota da Bairrada foi obrigada a reinventar-se, para que pudesse responder aos novos desafios de forma mais ágil possível. O turismo, a restauração e os vinhos foram fortemente afetados. No que toca ao vinho, produto âncora da região, poucos – ou quase nenhuns – eram os produtores que estavam preparados para o que aí vinha: atos de compra bastante dependentes do digital.

Disponível em https://loja.rotadabairrada.pt, a Bairrada dispunha já de uma plataforma de promoção e comercialização integrada de produtos certificados, com venda para qualquer parte do país e do mundo. A funcionar desde 2014, a loja on-line da Rota da Bairrada foi desenvolvida como um canal de venda paralelo aos Espaços [físicos] Bairrada – na Curia e em Oliveira do Bairro.

Volvido quase um mês, esta foi e tem sido uma ferramenta crucial para evitar quebrar relações entre produtores [principalmente os mais pequenos e recentes] e o consumidor. Paulatinamente, as vendas têm vindo a crescer e o desafio da Rota passa agora por aumentar a oferta, estando de “portas abertas” para a entrada de novos associados. Entre espumantes, licorosos e aguardentes são mais de 400 as referências vínicas, de 38 produtores associados, representadas na loja on-line da Rota da Bairrada. Todas com certificação DO Bairrada e IG Beira Atlântico. No mesmo ‘domínio’ é ainda possível descobrir alguns produtos regionais, como vinagres, azeites, óleo de grainha de uva, compotas e chocolates. E porque o vinho é cultura, há uma secção dedicada a alguma bibliografia da região Bairrada e outros na temática vínica.

A equipa da Rota da Bairrada está motivada a fazer mais e melhor, para que os consumidores Bairrada possam continuar a fruir, de forma moderada, dos vinhos e produtos da região. A compra on-line é segura e só tem vantagens: os produtos chegam diretamente a casa; os portes são gratuitos para Portugal Continental em compras iguais ou superiores a €50,00; quem tiver o Cartão Cliente Bairrada beneficia da duplicação dos pontos; e há sempre promoções on-line.

Com a encomenda, segue ainda um flyer da região, com sugestões de visita; um folheto de experiências nos Espaços Bairrada e um voucher oferta de um ‘Bairrada em Prova’ (prova de 5 vinhos, de 5 produtores diferentes que mostra o que de melhor se faz na região). Quando tudo isto terminar, cada cliente terá consigo um convite a visitar a Bairrada e as suas “Terras de bem-viver”.

A Bairrada é uma região que tem vindo a desenvolver estratégias para dinamizar e promover os vinhos, a gastronomia e o território, de forma conjunta. Nesta fase de conjuntura difícil, a união é ainda mais imperativa, por forma a minimizar os danos que esta pandemia Mundial tem causado nos negócios dos seus agentes económicos.