Com o objetivo de promover o comércio tradicional, reduzindo, simultaneamente, o movimento de pessoas ao mínimo possível, a plataforma criada no âmbito do movimento tech4COVID19, Interajuda, pretende ligar comerciantes, com serviços de entregas ao domicílio, a consumidores.

De âmbito nacional, a plataforma eletrónica, desenvolvida pela Spot of Brands, oferece uma solução simples e eficaz a quem não pode sair de casa para fazer compras, dando acesso a uma vasta rede de comerciantes a operar na área geográfica do consumidor.

A plataforma Interajuda conta com mais de 140 comerciantes registados, estando à procura de mais. De utilização simples, gratuita e transparente, as empresas necessitam apenas de se registar, indicando os produtos que têm para venda (desde bens alimentares e essenciais ao quotidiano até outros artigos de segunda necessidade). Já os consumidores

terão também acesso facilitado, fazendo diretamente a encomenda ao comerciante.

Este foi um dos projetos que surgiu do tech4COVID19, um movimento de voluntários criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que pretende criar soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19.

A tech4COVID19 tem em curso cerca de trinta projetos de combate ao vírus. Entre outros contam-se projetos para melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar videochamadas entre médicos e doentes; criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que simplesmente necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia; criar um chatbot para se tirarem dúvidas dos apoios concedidos pelo estado às empresas e às pessoas singulares; acelerar a compra de material hospitalar

e lançar uma angariação de fundos para compra desse mesmo material; disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde ou ainda criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico.

A plataforma está disponível em: https://interajuda.pt/

 

 

Fonte: Movimento tech4COVID19