O Município da Mealhada aderiu à Hora do Planeta, iniciativa da Organização Global de Conservação da Natureza WWF, que procura chamar a atenção para as alterações climáticas. A 28 de março, o Município da Mealhada desliga as luzes do edifício municipal, entre as 20h30 e as 21h30.

O desligar das luzes durante uma hora é simbólico, mas cheio de significado, pretendendo, o Município, que os munícipes lhe sigam o exemplo e, neste dia 28 de março, vivam uma hora sem luzes.

A Hora do Planeta nasceu há 12 anos em Sydney, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, milhares de cidades em 188 países participaram nesta iniciativa, que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos.

Se, por um lado, vivemos o período mais quente da história, com ondas de calor e secas prolongadas, eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes (com migrações de pessoas devido às alterações climáticas e perda de biodiversidade), por outro, o Acordo de Paris estabelece o prazo de 2020 para começarmos a implementar os compromissos de redução das emissões de CO2 em todo o mundo.

Os municípios têm uma grande responsabilidade na redução das emissões de gases de efeito estufa e na redução da perda de diversidade biológica. Reduzir o consumo de energia, promover o autoconsumo, promover a mobilidade sem emissões, melhorar o desempenho ecológico das cidades, restaurar rios e florestas, são medidas que muitos municípios já estão a desenvolver. Devem também informar e sensibilizar os seus cidadãos para que estes adotem um modo de vida mais saudável e responsável com o clima e com o resto dos seres vivos.

Por tudo isto, o Executivo Municipal da Mealhada deliberou, em reunião de 13 de janeiro de 2020, por unanimidade, ser signatário da declaração de compromisso, manifestando o apoio à Hora do Planeta, da WWF, e convida os munícipes a serem apoiantes e transmissores desta iniciativa.

 

 

 

Informações Adicionais

 

Para saber mais sobre o evento e atividades que vão acontecer na sua cidade e, ainda, como pode usar o seu poder contra as alterações climáticas, visite  http://www.wwf.pt/o _que_fazemos/hora_do_planeta/    e  www.earthhour.org

 

www.horadoplaneta.pt

 

www.natureza-portugal.org  (WWF Portugal)

 

www.worldwildlife.org  (WWF – site oficial)

 

Facebook  http://www.facebook.com/earthhour

 

 

 

Fonte: Município da Mealhada