A cidade da Mealhada voltou a encher-se de foliões, na noite de ontem, que não quiseram perder o segundo corso do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. Sócios da Mangueira, Amigos da Tijuca, Real Imperatriz e Batuque deram espetáculo, que foi abrilhantado pelos reis, os atores Luciana Abreu e Leonardo Vieira.

Depois das cerca de dez mil pessoas que estiveram no centro da Mealhada, na tarde do passado domingo, o cenário voltou a repetir-se na noite de ontem, com o ponto alto do desfile a acontecer junto às bancadas quando Luciana Abreu sambou, na avenida, com a madrinha da bateria da escola de samba Batuque.

Recordamos que, este ano, são diversificados os enredos de cada escola. Assim, “Tradicional ou realidade virtual. Vamos brincar?” é o tema dos Sócios da Mangueira, da Póvoa da Mealhada; “Nove e Zero. A Tijuca não esteve, mas vai lá estar” é o enredo dos Amigos da Tijuca, de Enxofães (concelho de Cantanhede); “Imperatriz à descoberta do mundo”, o da Real Imperatriz, de Casal Comba; e “Fiz as malas, viajei”, do Batuque, a escola oriunda da Mealhada.

Ontem, depois do desfile, os foliões deslocaram-se ainda, em massa, à tenda do Carnaval, onde atuou Nuno Bastos. Hoje, terça-feira, realizou-se o último corso do Carnaval da Mealhada 2020, tendo sido a ordem das escolas de samba a seguinte: Sócios da Mangueira, Batuque, Amigos da Tijuca e Real imperatriz.

A noite está reservada para o Sambado e a divulgação do resultado do concurso de escolas de samba Joham d’Oliveira, uma avaliação feita a cada uma por um painel de vinte e cinco jurados, que se dividem por quesitos. Em cima da mesa estão, por exemplo, a avaliação dos enredos, samba-enredo, comissão da frente, bateria, casal mestre-sala, alegorias, etc.

O custo de entrada no corso é de seis euros, acrescendo três euros para quem optar ficar em lugar de bancada. As crianças com idade inferior a seis anos não pagam e as entradas na Tenda de animação noturna são totalmente gratuitas.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/