Nem a ameaça de chuva impediu que milhares de pessoas enchessem as ruas de Oliveira do Bairro, para assistir a um desfile de carnaval marcado pela alegria, criatividade e por 1.200 participantes, oriundos de vários pontos do país, fazendo jus à “assinatura” do evento: “Desfiles de Portugal no Coração da Bairrada”.

Para além da participação de 17 associações do concelho, incluindo cerca de meio milhar de crianças, pelas ruas de Oliveira do Bairro passaram também os Caretos de Podence, que não se cansaram de interagir e brincar com a população presente, os Ministros e Matrafonas de Torres Vedras, várias escolas de samba e grupos de passerelle de Ovar, Estarreja e Figueira da Foz, e ainda de cabeçudos e grupos de bombos de vários outros pontos do país.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade responsável pelo evento, deixou “um agradecimento especial, não só às pessoas que fizeram questão de sair à rua e vir à nossa cidade para ver o carnaval de Oliveira do Bairro, mas também a todas as associações do concelho que aceitaram o nosso convite e quiseram marcar presença num evento que nos deixou, a todos, muito orgulhosos”. O autarca aproveitou para apelar à população para “continuarem a festejar o carnaval no nosso concelho, marcando presença em Oiã, no próximo domingo e terça-feira”.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, estendeu o agradecimento “a todos os colaboradores do Município que, a título voluntário, se juntaram a nós e trabalharam de forma incansável e brilhante neste nosso carnaval”. Em jeito de balanço, Lília Ana Águas considera que “o Carnaval de Oliveira do Bairro, com apenas três edições realizadas, está a assumir-se como uma marca importante do concelho e da própria região, pelas suas características diferenciadoras e pela qualidade do desfile que apresenta, atraindo vários milhares de pessoas à nossa cidade”.

As associações do Concelho de Oliveira do Bairro participantes foram as seguintes: Santa Casa Misericórdia Oliveira do Bairro, SOLSIL, Infantário Frei Gil, Conservatório de Música – Escola de Artes da Bairrada, Centro Ambiente Para Todos, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI Dr. Fernando Peixinho, Centro Social e Paroquial S. Pedro da Palhaça, Associação de Pais de Vila Verde, AMPER, Carnaval Trapalhão de Oiã, Associação Orfeão Sol do Troviscal, Orfeão de Bustos, Rancho Folclórico “As Vindimadeiras da Mamarrosa”, ACUREP, Identidade Lusa – Acordy Verdy, APoForno e Associação Melhoramentos de Águas Boas.

 

Créditos da fotografia: CAL – Colectivo do Alpendre