No passado dia 7 de Fevereiro teve lugar a sessão de abertura da quarta edição do projeto “Cultiva a leitura com…”, no Salão do Casino de Luso. Este projeto que é promovido pela Junta de Freguesia de Luso, desde 2017, e é levado a cabo pela comunidade, estando envolvidas as entidades da freguesia que seguem este caminho há quase quatro anos, tem como mentora Arlete Gomes – que se define apenas como amante da leitura, dos livros e do “contar histórias”.

O projeto “Cultiva a leitura” terá o mesmo foco, aquele que lhe deu origem, o incentivo à leitura e à aproximação dos leitores aos escritores. Aproximar pessoas, partilhar momentos e ideias será sempre o caminho traçado pela leitura.

Posso adiantar que iremos funcionar como temos feito nas edições anteriores, com uma programação flexível. Sem decifrar meses e atividades já definidas, apenas posso adiantar que irão continuar os Cantinhos de leitura – nos treinos de ténis e de futsal – os Encontros Improváveis- com os marcadores de livros a “invadir” cafés, farmácias, a igreja, as termas e os hotéis; o “peddy paper literário” que foi uma experiência fantástica na edição anterior.  Teremos, nesta edição, uma Feira do Livro, com imensas surpresas, apresentações de livros – sobre temas prementes na nossa sociedade – palestras e a mesma tranquilidade na promoção da leitura.

A visita da escritora Dulce Maria Cardoso que apadrinha esta quarta edição será no mês de maio. Mais uma vez, o convite foi aceite com muito agrado e quase se imediato.

 

 

Texto de Arlete Gomes

Imagem com Direitos Reservados