A 14.ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada foi palco de momentos de emoção para o mundo do desporto. Desde a homenagem à Seleção Nacional de Hóquei em Patins, campeã mundial 2019, aos prémios atribuídos a atletas, dirigentes e técnicos do concelho.

A noite, conduzida por João Ricardo Pateiro, jornalista desportivo e editor de desporto da TSF, foi de brilho e de mais uma conquista para todos os que subiram ao palco do Cineteatro Messias, não só para aqueles que foram receber os prémios como para os que os foram entregar, personalidades que foram deixando palavras de incentivo aos jovens desportistas. E quem deixou o exemplo – de esforço, de motivação, de conquista e de reconhecimento – foi a Seleção Nacional de Hóquei em Patins, que conquistou o título mundial “Barcelona 2019” e que tem feito do Município da Mealhada a sua casa nos vários estágios de preparação. Recebeu, por isso, o Prémio Prestígio e Excelência.

Ao longo da noite foram revelados os vencedores das diversas categorias: os “Infantis A – futebol, do Grupo Desportivo da Mealhada, como Equipa do ano; a Associação Trilhos Luso Bussaco como Associação do ano; Manuel Rosário, do Futebol Clube de Barcouço, como Dirigente do ano; Luís Malva, do Grupo Desportivo da Mealhada, eleito Treinador do ano; João Pereira, da Escola de Atletismo de Coimbra, eleito Atleta do ano, e Hugo Pereira, do Hóquei Clube da Mealhada, Revelação do ano.

Foram ainda distinguidos Gonçalo Louzada, com o Prémio Alto Prestígio, pelo percurso e feitos alcançados ao serviço do Hóquei Clube da Mealhada, quer na qualidade de atleta, quer como dirigente. Tiago Godinho, que vestiu a camisola do Grupo Desportivo da Mealhada durante 19 anos e conquistou diversos campeonatos, foi eleito para o Prémio Carreira, enquanto o Prémio Dedicação foi entregue a Esmeraldo Almeida, médico que continuadamente e pro bono presta apoio ao Futebol Clube da Pampilhosa. O Prémio Incentivo foi entregue a José Mota pelo desenvolvimento do Kenpo Karate na Mealhada.

Na entrega dos prémios estiveram, entre outros, Marco Galego, selecionador nacional de basquetebol em cadeira de rodas, Fábio Veríssimo, árbitro internacional, Madjer, jogador de futebol de praia, José Couceiro, diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Futebol, Natxo González, treinador do Clube Desportivo de Tondela, Hugo Almeida, ex-jogador da Seleção Nacional, Luís Magalhães, treinador de Basquetebol do Sporting Clube de Portugal ou Renato Garrido, Selecionador Nacional de Hóquei em Patins, campeão do mundo.

A Gala Desportiva do Município da Mealhada realiza-se anualmente, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado no concelho em prol do desporto, premiando aqueles que ao longo da sua vida e, sobretudo em cada ano, contribuíram para o seu desenvolvimento.

 

Vencedores

 

Equipa do Ano

Infantis A Futebol – Grupo Desportivo da Mealhada

A equipa de Infantis A do GDM teve um ano de ouro. Sagrou-se campeã em todos, mesmo todos, os torneios em que participou, da Figueira da Foz a Estarreja ou Mértola. Venceu a primeira fase e a segunda fase e seguiu para a disputa da “Final Four”, da qual saiu vice-campeã.

 

Revelação do Ano

 Hugo Pereira – Hóquei Clube da Mealhada

                       

Hugo Pereira destacou-se nas equipas de Hóquei em Patins Sub15, que conseguiu sagrar-se campeã regional, e Sub17, ambas a serem apuradas para as oito melhores oito equipas do país.  Foi convocado para a seleção distrital de Sub15.  A jogar como avançado, caracteriza-se por uma enorme capacidade física e de finalização.

 

Dirigente do Ano

Manuel Rosário – Futebol Clube de Barcouço

Manuel Rosário destaca a possibilidade de intervir na vida de dezenas de jovens através do desporto. Sublinha o muito trabalho mas também os resultados que vão sendo obtidos na implementação do Futsal em Barcouço.

 

 

Treinador do Ano

Luís Malva – Grupo Desportivo da Mealhada

Luís Malva é treinador há 12 anos e está no Grupo Desportivo da Mealhada há cinco épocas. Nas últimas quatro épocas, a equipa evoluiu sempre alcançando excelentes resultados. Em 2019, a equipa de Infantis A sagrou-se vice-campeã distrital na disputa da “Final Four”.

 

Atleta do Ano

João Pereira – Escola de Atletismo de Coimbra

João Pereira conseguiu uma época bastante positiva em termos individuais, sagrando-se vice-campeão nacional na Maratona M40. Venceu diversas provas distritais à semelhança do que havia conseguido em 2018: foi campeão distrital de estrada M40 e campeão distrital de cross longo M40, ambas no distrito de Coimbra.

 

Associação Desportiva do Ano:

Associação Trilhos Luso Bussaco

Dedicada à promoção, divulgação e desenvolvimento do Atletismo, a Associação Trilhos Luso Bussaco tem, atualmente, 65 atletas e está a apostar fortemente na captação de crianças. Além dos resultados obtidos, tendo, em 2109, quatro títulos nacionais, destaca-se pela organização de provas nacionais, inclusive, com mais de um milhar de participantes.

 

Mérito Desportivo

Luís Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada

Margarida Silva – União Recreativa Cadima

Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso – Ténis de Mesa

Bruna Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Tatiana Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Jessi Tati – Futebol Clube da Pampilhosa

Iniciados Masculinos – Andebol – Casa do Povo da Vacariça

Joaquim Godinho – Associação Trilhos Luso Bussaco

João Almeida – Associação Trilhos Luso Bussaco

Manuel Lino – Associação Trilhos Luso Bussaco

Hélder Lopes – Associação Trilhos Luso Bussaco

Roberto Branco – Centro Recreativo de Antes

Equipa de Benjamins – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Lara Carvalho – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Traquinas A – Clube Desportivo do Luso

Jorge Santos – Associação Desportiva de Barcouço

Eduardo Gabriel Vieira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Rafael Pereira Pessoa – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Francisco Xavier Amaral – Secção Natação Bombeiros Voluntários da

Paulo Tomás Pereira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Dinis Abreu – Riba D´Ave HC

 

Prémio Incentivo

José Mota – Kenpo Karate Mealhada

O Kenpo Karate Mealhada começou em Junho de 2004 com apenas 4 alunos. Hoje tem duas escolas de Kenpo, Mealhada e Anadia. Conta com 72 alunos, dos 4 aos 53 anos. O Kenpo Karate é um sistema de defesa pessoal, com técnicas desenhadas especificamente para confrontos de rua ou violência generalizada. No entanto, tem também uma vertente desportiva, cultural e mental. Ao longo destes anos, os seus atletas participaram em vários campeonatos nacionais e em dois campeonatos do mundo de Kenpo Karate. Internamente, promovem atividades não só marciais, mas também culturais.

O lema é: “Prefiro ser um Guerreiro num jardim, do que um Jardineiro numa guerra.

 

Prémio Carreira

Tiago Godinho – Grupo Desportivo da Mealhada

Após uma breve passagem pelo hóquei em patins, iniciou a prática desportiva no Grupo Desportivo da Mealhada na época 2000/2001, tinha então14 anos.

Na época 2002/03 foi Campeão Distrital da 2ª Divisão de Juniores e em 2004/05, no primeiro ano como sénior sagrou-se Campeão Distrital da 2ª Divisão. Na época de 2008/09 usou pela primeira vez a braçadeira de capitão. Vestiu a camisola do Grupo Desportivo da Mealhada durante 19 anos.

 

Prémio Dedicação

Esmeraldo Almeida – Futebol Clube da Pampilhosa

Tem desempenhado desinteressadamente e com rigor a função de médico do clube desde 2003. Adicionalmente – e para além das tarefas associadas ao cargo e à profissão-, colabora com regularidade com esta associação. Presta assistência a todos os atletas do Clube e toda a colaboração e assistência que prestou e continua a prestar é realizada de forma voluntária e pro bono.

 

Alto Prestígio

Gonçalo Vigário Louzada – Hóquei Clube da Mealhada

Antigo praticante de hóquei em patins durante a juventude, foi treinador, diretor e presidente, durante vários anos, do Hóquei Clube da Mealhada, continuando sempre ligado umbilicalmente ao clube que ajudou a crescer, onde é atualmente presidente do Conselho Fiscal.

Enquanto presidente do Hóquei Clube da Mealhada, foi galardoado, por duas vezes, com a distinção de “Dirigente do Ano” na Gala do Desporto do Município da Mealhada. Conseguiu brilhantes resultados no Hóquei em Patins destacando-se a subida da equipa de seniores HCM à 1ª Divisão Nacional, mantendo sempre os pilares do clube como bandeira dos anos em que esteve em cargos diretivos. Foi num dos seus mandatos que surgiu a patinagem artística que hoje em dia tem cerca de 100 atletas.  É reconhecida a sua gestão rigorosa, alicerçada numa escolha criteriosa das suas equipas de trabalho, que permitiu ao Hóquei Clube da Mealhada consolidar o seu crescimento enquanto Clube Regional, reconhecido hoje por todo o país como uma das melhores referências enquanto Clube de Formação de Jovens Desportistas de Excelência.

 

 

Fonte: Município da Mealhada

Galeria de fotografias de José Moura em https://www.facebook.com/bairradainformacao/