Os módulos, junto ao Intermarché, de um antigo edifício do Instituto da Vinha e do Vinho, na Mealhada, poderão vir a ser utilizados pelas escolas de samba que desfilam no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. O assunto foi, na manhã de ontem, 27 de janeiro, abordado em reunião de Câmara da Mealhada e a oposição quis saber qual a estimativa de custos inerentes à cedência da infraestrutura, que, segundo o presidente da Câmara da Mealhada, requer apenas alguns arranjos e uma “grande limpeza”.

O tema já tinha sido abordado por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, em algumas reuniões anteriores, manifestando assim a vontade da Associação de Carnaval em ocupar alguns dos espaços do antigo IVV. Uma medida que, para além de dar vida a um local inativo há mais de uma década, tem a vantagem de se situar junto ao local de partida dos corsos do Carnaval da Mealhada.

“A acontecer teria que ser feito um protocolo de cedência dos módulos que necessitam de pequenas intervenções (nomeadamente na parte elétrica) e de uma grande limpeza que, com a ajuda das escolas, poderá ser feita de trabalho voluntário”, começou por explicar Rui Marqueiro, falando das características peculiares do edifício que tem um formato redondo. “São dezoito módulos e estão todos interligados uns com os outros”, acrescentou Arminda Martins, vereadora na Autarquia.

Mas Hugo Silva, da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, quis saber quais “as estimativas de custo” inerentes à cedência. “Deveria haver mais prudência para não se criarem expectativas à ACB e às escolas de samba”, referiu, afirmando ainda: “Não temos mais nada que não seja uma boa intenção e não sabemos se há custos associados a esta boa intenção”.

Rui Marqueiro adiantou que agora haverá uma avaliação da viabilidade da cedência. “Tanto a ACB como as escolas de samba conhecem o espaço e estão conscientes do trabalho que há fazer”, referiu também o vereador Nuno Canilho, enfatizando que “o que primeiramente há mesmo a fazer é a limpeza de todo o espaço”.

O presidente da Câmara da Mealhada informou ainda que a sede da ACB, situada atualmente no centro da cidade da Mealhada (perto dos Correios), passará para um espaço num primeiro andar de um antigo edifício do IVV, por cima da sede da escola de samba Batuque. “A mudança acontece no dia seguinte ao término do Carnaval e fará com que a Associação de Carnaval deixe de ter a seu encargo uma renda mensal como a que tem atualmente”, referiu o autarca.

Para a próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, está marcada a reunião pública da Autarquia, onde, segundo Rui Marqueiro, estará Luís Moutinho, da Docealhada, que fará um balanço da sua presença no “Docedrive”, situado no Itinerário Complementar 2, junto ao Parque da Cidade da Mealhada.  Na mesma sessão, e a pedido da oposição, o executivo fará uma visita à obra do Mercado da Pampilhosa.

 

Mónica Sofia Lopes