O Município de Anadia organizou, no passado dia 17 de janeiro, no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento de Estado (OE) para 2020, que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas. A iniciativa foi realizada, no âmbito do “Invest em Anadia”, pela PricewaterhouseCoopers (PWC), em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Câmara de Comércio e Indústria (AIDA CCI).

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, Ricardo Manão, abriu a sessão, tendo, na ocasião, referido a importância da realização desta ação, no sentido de manter informado o tecido empresarial.

Relativamente ao assunto em análise, o OE para 2020, Ricardo Manão teceu algumas considerações gerais, tendo realçado que, “apesar do saldo positivo, mantém-se a enorme carga fiscal desde os tempos da troika, verificando-se ligeiros ajustamentos nos escalões e deduções, bem como o aumento da base tributável no alojamento local”. Referiu ainda que “o OE traz alguns benefícios, ao nível das famílias”.

Anunciou ainda que, dentro de pouco, o Curia Tecnoparque vai ter em funcionamento, numa parceria com o IAPMEI, AMA e AICEP, o Espaço Empresa disponibilizando assim às empresas um leque mais abrangente de serviços.

O autarca finalizou a sua intervenção, deixando um agradecimento público às diversas entidades que colaboraram na realização desta sessão de esclarecimento, reafirmando que “o tecido empresarial do concelho poderá sempre contar com a disponibilidade da autarquia”.

De seguida os especialistas da PWC fizeram a apresentação das principais medidas constantes do OE, dando a conhecer algumas das alterações introduzidas pelo Governo para este ano de 2020, nomeadamente no que se refere aos impostos sobre o rendimento das pessoas coletivas, pessoas singulares, sobre o património e na justiça tributária, tendo considerado que “não é um Orçamento muito rico em novidades fiscais, não se registando grandes alterações comparativamente com o documento anterior”.

No final, os presentes puderam ver esclarecidas algumas das dúvidas suscitadas durante a apresentação das diferentes medidas constantes no documento orçamental.

 

 

Fonte: Município de Anadia