Em posições similares na tabela, as equipas (MRC Bairrada 16 x 14 ER Galiza) reconheciam que este jogo seria de extrema importância, e após o apito inicial às 16 horas, tudo fariam para arrecadar pontos preciosos.

MRC Bairrada entra forte no jogo e obriga aos visitantes a elevarem as suas muralhas defensivas, após vários ferozes embates cometem falta e Henrique Monsanto aproveita através de pontapé de penalidade 3-0. Após a inauguração do marcador, os Jaguares implantam o seu esquema de jogo e a Moita é obrigada a fixar-se no seu meio campo. Sem nunca baixar os braços a Moita penetra eficazmente na defesa dos visitantes e obriga ao erro, Henrique Monsanto não desperdiça e coloca o resultado em 6-0.

A Galiza sempre forte no contacto, inicia a explorar melhor as dificuldades da Bairrada, e após várias penetrações de linha incisivas e eficazes chega ao ensaio 6-7 (0-1). Sem perder tempo a turma da casa reage e obriga de novo a Galiza a errar, mais uma vez aproveitado por Henrique Monsanto por pontapé de Penalidade 9-7 (0-1).

Mesmo antes do apito para o intervalo a Escolinha realiza uma boa fase de contacto, e após várias fixações aproveita a desatenção da defesa para marcar ensaio praticamente sem oposição 9-14 (0-2).

Entra para o intervalo uma Moita sem conseguir explorar todo os eu potencial por não ter posse de bola, e uma Galiza superior fisicamente e mais inteligente no ataque.

O segundo tempo ditou o que ninguém imaginaria no jogo, uma batalha épica e duradoura, pois ambas tornaram-se duras no contacto, duras na defesa de ruck e ambas intransponíveis. Isto tornou o jogo mais fechado e mais de contacto pois poucas foram as bolas que foram aproveitadas eficazmente pelas linhas recuadas, obrigando a erros a ambas as partes.

Esta batalha culmina na bola de jogo onde a Moita nos cinco metros dos visitantes, após inúmeras fases de ataque junto ao ruck marca ensaio por César Duarte 16-14 (1-2).

Jogo muito difícil por parte da Bairrada que deixou, por várias vezes a Galiza eficazmente explorar as suas debilidades.

Alinharam pelo Bairrada: Gonçalo Almeida, Dilan Lopes, Diogo Pini, Jorge Marques (C), César Duarte, Bruno Valentim, João Pais, Miguel Heleno, Flávio Santiago, Gonçalo Costa, Tiago Gonçalves, Miguel Dias, Luís Dias, João Rocha, Henrique Monsanto, Alexandre Pires, Marco Venâncio, Gabriel Sameiro, David Moura, David Tribuna, João Silva, David Lourenço e Mário Lopes.

Equipa Técnica: Luís Supico, Marcelo Alves e Miguel Almeida.

 

RUGBY FEMININO

Este domingo, a equipa feminina da Bairrada deslocou-se à cidade do Porto para disputar a última etapa do campeonato nacional de X.

No primeiro jogo, contra o Sport, a Bairrada mostrou-se aguerrida, dominando, atacando a linha, com bons apoios e bom manuseamento de bola o que criou dificuldades no Sport. Na segunda parte, o cansaço foi visível e o Sport garantiu a superioridade. Terminou o jogo com um belíssimo ensaio da capitã Inês Spinola e transformação de Vanessa Galante. Resultado favorável para a equipa da casa 31-7.

No segundo jogo frente ao Caldas/Ubuntu, cansada, a Bairrada cedeu nos primeiros instantes sofrendo um ensaio. Porém as bairradinas organizaram-se tomando o controlo do jogo conseguindo a reviravolta do marcador que terminou 48-15 para a Bairrada. Devemos parabenizar a Beatriz Rodrigues pela atitude e dedicação demonstrada.

O Moita Rugby Clube da Bairrada classifica-se assim em segundo lugar do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

 

Fonte: Diogo Rodrigues (Aldeia do Rugby)