O Dia dos Namorados em 2020 vai lançar as pedras basilares para casar as artes e a educação. O I Fórum para as Artes na Educação vai acontecer na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, pelas 14h 30m no Cineteatro Municipal Messias. Neste encontro, três escolas europeias, duas associações artísticas, decisores políticos e representantes governamentais juntam-se para dar voz e destaque à importância da inclusão das artes nos sistemas de ensino. No fim do Fórum, será apresentada uma carta de recomendações, escrita pelos alunos de Portugal, Espanha e Itália, onde estes propõem formas de incluir as artes na educação, que será entregue aos respetivos governos e à comunidade europeia.

Este I Fórum para as Artes na Educação é o culminar de um trabalho intenso de debate e desenvolvimento de estratégias entre a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Portugal), o IES Ibarrekolanda BHI (Espanha), o Liceo Classico Linguistico Manzoni (Itália) e as associações Specchio Magico (Itália) e Associação Escolíadas (Portugal), desde outubro de 2018.

 

Antes do fórum, um espetáculo!

No dia 13 de fevereiro (quinta-feira), pelas 21h 30m, também no Cineteatro Municipal Messias, acontece o ArtCamp Show. Este espetáculo junta as criações artísticas de três escolas de Portugal (Escola Profissional Vasconcellos Lebre), Espanha (IES Ibarrekolanda BHI) e Itália (Liceo Classico Linguistico Manzoni). Todos os trabalhos apresentados foram criados especialmente para este projeto, e partem da pesquisa da herança cultural em cada escola. O espetáculo é de entrada livre, sujeito à lotação da sala, e o idioma predominante será o inglês.

 

O projeto ArtCamp, que começou em outubro de 2018 e termina em fevereiro de 2020, tem por objetivos potenciar o empoderamento, a participação e a cidadania ativa dos jovens através da inclusão das artes na educação.

 

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativo-Cultural