A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de executivo municipal, a constituição de um Fundo Extraordinário de Intervenção Social (FEIS) para apoiar as famílias que viram a sua subsistência económica ameaçada na sequência do incêndio, ocorrido em setembro, em Santa Cristina (freguesia de Vacariça). As candidaturas ao FEIS podem ser apresentadas até dia 13 de janeiro.

Os agregados familiares cujos proventos económicos advêm total ou parcialmente da agricultura e que foram afetados pelo incêndio que deflagrou, em setembro, em Santa Cristina, podem candidatar-se ao FEIS, nomeadamente no que se refere à reposição de equipamentos e utensílios agrícolas, infraestruturas de rega agrícola, veículos exclusivamente destinados à agricultura e estruturas e construções de apoio agrícola e/ ou florestal.

O valor máximo do apoio a conceder, por candidatura, é de cinco mil euros, fixando-se em setenta e cinco por cento de valor máximo no caso de equipamentos agrícolas e infraestruturas de rega e nos trinta por cento no que se refere aos veículo e construções de apoio agrícola.

Os apoios não visam atenuar os prejuízos relativos à floresta ou exploração florestal, que poderão vir a ser apoiados por outras entidades públicas, mas apenas os danos provocados na agricultura.

As candidaturas devem ser entregues na secretaria da Câmara Municipal da Mealhada (até às 16 horas do dia 13 de janeiro) ou remetidas por correio registado para o Município.

Mais informações poderão ser obtidas em www.cm-mealhada.pt ou junto dos Serviços Sociais da Autarquia.

 

 

Fonte: Município da Mealhada

Imagem: Mónica Sofia Lopes