Em Cantanhede, a animação de Natal prossegue com o desenvolvimento do programa organizado pela Câmara Municipal, no âmbito de uma parceria que envolve a AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural.

Na Praça Marquês de Marialva continuam as atrações, designadamente o carrossel, que proporciona às crianças viagens gratuitas, e as atividades em duas tendas montadas para o efeito, uma delas com ateliês variados para os mais novos, outra com o Mercadinho de Natal, onde até dia 29 de dezembro estarão à venda produtos agrícolas locais e artesanato elaborado por artesãos do concelho. Nesse espaço realizam-se também diversas atividades orientadas para crianças e outros públicos, designadamente sessões de leitura de contos, projeções de filmes de Natal, bem como ateliês decorativos e de doces e bolachinhas de Natal, entre outros. No sábado, haverá animação musical com os Gaiteiros Rainha Santa (10h 30m), Cantemus – Coro Infantojuvenil do Município de Cantanhede (15h 30m) e Coro Infantojuvenil de São Caetano (16h 30m), enquanto no domingo atuarão a Meia Tuna da Pocariça (15h 30m) e a Ganda Tuna da Tocha (16h 30m).

Mas a animação de Natal promovida pelo Município de Cantanhede não se resume à cidade, pois contempla também uma vertente de descentralização, que tem vindo a ser desenvolvida desde o início do mês, com eventos culturais alusivos à quadra nas freguesias. É esse o caso do programa Bandas em Concerto de Natal, que regressa este sábado com as atuações da Phylarmonica Ançanense, no Pavilhão do Bolho (União das Freguesias de Sepins e Bolho), da Filarmónica de Covões, no Salão Paroquial do Corticeiro de Cima, bem como da Filarmónica Marialva de Cantanhede, no Salão da Junta de Freguesia de Cadima. Todos agendados para as 21h 30m, os concertos dão sequência à atuação espetáculo de abertura realizado pela Associação Musical da Pocariça na Sede da Associação de Moradores da Caniceira.

Igualmente no sábado, às 10h 30m, haverá no auditório do Museu da Pedra um Concerto para Bebés, este sujeito a inscrição prévia até às 17 horas do dia 27 de dezembro, através do telefone 231423730 (Museu da Pedra) ou do email dcdt@cm-cantanhede.pt. “Brilha! Brilha!”, assim se designa o espetáculo pedagógico que será desenvolvido pela Caixinha de Música, agrupamento musical constituído por cinco músicos (dois clarinetes, um bombardino, um flugelhorn e percussão) que exploram diversos ambientes sonoros, tendo por base temas natalícios com interpretação específica para recém-nascidos.

No âmbito da programação natalícia dos próximos dias estão agendados para domingo, 29 de dezembro, o concerto de Natal da Freguesia de S. Caetano, pelo Coral Caetanense, na Igreja Paroquial e o concerto de Natal da Filarmónica de Covões, no seu auditório, ambos às 16 horas; na terça-feira, 31 de dezembro, a Phylarmonica Ançanense realiza o tradicional Te Deum na Igreja Paroquial de Ançã, às 19 horas.

 

 

Fonte: Município de Cantanhede