A primeira Academia de Sonhadorismo realizou-se na Mealhada, onde, durante três dias, duas dezenas de jovens foram desafiados a identificar sonhos e estimulados a desenvolver as ações para os concretizar. Este projeto procura combater a apatia entre os jovens.

Cerca de 20 jovens, dos 15 aos 18 anos, participaram no boot camp da SDO Academy – Academia de Sonhadorismo, que decorreu, gratuitamente, nos últimos três dias, no Espaço Inovação Mealhada (EIM). “Pretendemos levar os jovens num processo de identificação dos seus gostos e interesses, levá-los a identificar um sonho, um objetivo atingível e quantificável. E aqui facultámos-lhes uma série de ferramentas para eles conseguirem planear o seu projeto, desenhar um guião e segui-lo. E isto são competências que poderão, mais tarde, aplicar nas suas vidas”, explica Rui Loureiro, professor de Educação Física e mentor do projeto.

Os alunos puderam também ter contacto com pessoas para quem o sonhadorismo foi marcante. Diana Vieira, de 26 anos, professora, foi um desses exemplos, que contou como a determinada altura da sua vida decidiu integrar um projeto de voluntariado no Quénia e das etapas que foi ultrapassando para alcançar o seu objetivo.  Também Tânia Máxima eu o seu testemunho. Apaixonada pela natureza e por viagens, desde cedo percebeu que a vida só faria sentido se tivesse uma atividade que lhe garantisse a oportunidade de viajar e conhecer o mundo de forma diferente. A sua última aventura concluiu-a há pouco tempo, explorando a Islândia de trotinete, depois de já ter viajado por África, Cazaquistão, Quirguistão, Nepal, Sumatra, Tailândia, Malásia, Irão, entre outros locais.

O “Sonhadorismo” é um projeto de inovação social, que visa combater um problema identificado na sociedade portuguesa: a baixa expetativa e falta de motivação dos jovens para concretizarem os seus sonhos. Rui Loureiro explica que o projeto surgiu depois de constatar, junto dos seus alunos, o quão baixa era a sua expectativa de vida. “Quando questionados sobre quais eram os seus maiores sonhos, as repostas eram as de ter um emprego – fosse qual fosse – e em relação à expectativa de o conseguirem, de 1 a 10, a resposta era de 5. Isto revela uma enorme apatia por parte dos jovens face à vida e é isso que queremos combater, queremos que tenham sonhos e os persigam, nem que seja o de irem descobrir a Europa no próximo verão”, sublinha Rui Loureiro.

O objetivo final é que os participantes consigam identificar as suas paixões, motivações e interesses mais intrínsecos, de forma a que consigam aceder ao seu máximo potencial interior e a partir daí empreender o seu projeto de sonho.

O Espaço Inovação Mealhada dinamiza diversos workshops e iniciativas vocacionados para o tecido empresarial e coletividades, mas pretende também “abrir-se” à população mais jovens do concelho, proporcionando atividades que vão ao encontro dos seus interesses, como é o exemplo deste boot camp de Sonhadorismo, bem como estimular o empreendedorismo nestas camadas jovens.

 

 

Fonte: Município da Mealhada